Foto: Divulgação
Boas práticas profissionais e acadêmicas em Fisioterapia e Terapia Ocupacional foram premiadas pelo Conselho Regional dessas profissões nos estados do Pará, Amapá e Tocantins. O Prêmio Valoriza, promovido pelo Crefito-12, teve sua segunda edição realizada no último dia 25, simultaneamente, nas cidades de Belém, Macapá e Palmas.
Na capital paraense, a cerimônia ocorreu no auditório do Centro Cultural Palacete Faciola e homenageou professores que ajudaram a formar as primeiras turmas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de toda a região Norte.
Nomes como o professor Renato Teixeira e a professora Sônia Almeida ganharam destaques entre os homenageados. Já entre os finalistas que foram escolhidos por uma curadoria e votados pelo público da internet, estavam as categorias “Destaque em Atuação Profissional”, “Destaque em Gestão”, “Destaque na Docência” e “Liderança Acadêmica”, que premiou um profissional de cada área e estado conforme as inscrições.
A presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª Região (Crefito-12), a fisioterapeuta Dra. Elineth Braga Valente, explicou que a iniciativa tem como objetivo dar visibilidade e valorização àqueles que ajudam a promover e fortalecer, com seu trabalho, essas profissões.
“E, dessa forma, eles também ajudam a melhorar a qualidade da assistência à saúde ofertada à população”, comentou.
No Pará, os destaques em atuação profissional foram Dra. Danielle Ferreira e Dra. Layane Lima, na Terapia Ocupacional; e a Dra. Luzielma Macêdo Glória, na Fisioterapia.
A terapeuta ocupacional Dra. Paloma Medeiros e a clínica Inova Soluções em Saúde ganharam na categoria “Destaque em Gestão”. Já a Dra. Iranete Corpes França, foi “Destaque na Docência na Fisioterapia”.
“O destaque para a gestão na nossa área é muito importante porque acaba incentivando outros profissionais a se qualificarem e ocupar mais espaço nesse campo profissional tão importante para o desenvolvimento de políticas públicas”, disse a Dra. Paloma Medeiros, que é coordenadora estadual de políticas para o autismo no Pará.
Nos destaques de liderança acadêmica, os premiados foram Thaynara Andrade e Ketelen Yasmim Braga Silva. “Esse é um dia muito especial porque eu acabei de defender o meu trabalho de conclusão de curso e esse prêmio celebra o início da minha vida profissional de maneira muito especial”, disse Thaynara Andrade que está concluindo o curso de Fisioterapia em Tucuruí (PA) pela Universidade do Estado do Pará (Uepa).
No Tocantins, os destaques foram a Dra. Andressa Ayres Tavares (terapeuta ocupacional) e Dr. Mário José de Araújo Neto (fisioterapeuta). Naquele estado também foi premiada a Dra. Camila Chaves, como destaque em Gestão na Fisioterapia.
Por sua vez, no Amapá, os destaques em atuações profissional foram a Dra. Alessandra Feijão Soares e a Dra. Ana Paula Sousa Kloster Tavares (Fisioterapia). A Dra. Railana Gomes dos Santos foi destaque em Gestão na Fisioterapia e o Dr. Edilson Afonso Mendes Pereira, destaque na Docência na Fisioterapia.
Entre os finalistas ainda estiveram Lilianne Freitas, Vander Kato, Cleudmar Ferreira, Rayssa Araújo, Maurício Magalhães, Alan Henrique Almeida, Cleiziane de Oliveira, Moiras Espaço Terapeutico, Alice Moraes, Marcilia Andrade da Silva, Giovana Lopes Buéres, Caio Araos e Gisele Luise Queiroz.
Os homenageados foram Nelson Higino, Renato Teixeira, Malu Nogueira, Leny Silene Castro, Sônia Pinto, Nonato Márcio Sá, Rogéria Monteiro, Ana Irene de Oliveira, Maria Luiza Nogueira, Iraci de Oliveira, José Manoel Ferreira Filho (in memorian), Rosangela dos Reis, Leila Ribeiro, Itamar Bianchini, Janilva Maria Silva, Margareth Abdon Lacerda, José Raimundo Paladino de Brito, Andrea Torres e Regina Martins.