Os consumidores de energia elétrica de Xinguara já sentiram os efeitos das obras e investimentos da prefeitura na área de iluminação pública, com reflexos diretos no valor da tarifa de iluminação pública. Desde o último mês de maio, a Taxa de Iluminação Pública sofreu redução substancial no seu valor.
Todo esse processo começou em 2021, quando o prefeito Moacir Pires (União Brasil) promoveu a concessão da iluminação pública por um prazo de cinco anos. Quando se fala em concessão, muitos entendem que a iluminação pública foi vendida para uma determinada empresa, mas não foi isso que aconteceu em Xinguara.
A empresa que ganhou a concessão, por um período de cinco anos, no término do contrato tem a obrigação contratual de deixar todos os equipamentos (hastes, braços, reatores e lâmpadas) em perfeito funcionamento para o município.
Outro fator importante da concessão da iluminação pública é que Xinguara passou a ser uma das referências no Estado do Pará, sendo um dos dois municípios onde a iluminação é feita com cem por cento de lâmpadas de led. Entre os 144 municípios do Pará, apenas Parauapebas e Xinguara têm esse sistema moderno, inovador e sustentável de iluminação pública.
Segundo o prefeito Moacir Pires, a substituição da iluminação para o sistema de led não aconteceu somente na cidade, mas também nos distritos e vilas do município. “E ao final do contrato, daqui a dois anos, todos os equipamentos serão do município, além do que o consumidor está vendo o preço da iluminação pública caindo na sua conta de luz, desde oi mês passado”, comemora o prefeito.
Em dezembro de 2023, o prefeito enviou à Câmara de Vereadores uma proposta de Lei Complementar para diminuir e isentar a taxa de iluminação pública de consumidores. O projeto, aprovado pelo Legislativo, beneficia a diversas categorias de consumidores, entre elas os aposentados e pensionistas, pessoas com deficiência, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), templos religiosos, comércio e propriedades rurais.
Outra boa notícia dada pelo prefeito é que, em breve, Xinguara terá uma usina fotovoltaica produzindo energia solar, que beneficiará mais de 400 famílias de baixa renda que terão até 90% de desconto na energia elétrica consumida em suas residências.
Quem mora na área rural do município (os pequenos, médios e grandes produtores), também já sentiram a redução em suas contas de energias no consumo de iluminação pública.
Foto: divulgação