Foto: Divulgação
Evento debateu desafios da fiscalização e estratégias para ampliar a atuação da Enfermagem no Norte
Sob o calor vibrante de Palmas, o 3º Encontro de Fiscalização da Região Norte (EFIS Norte) destacou a importância da atuação conjunta para fortalecer a fiscalização em áreas remotas da região. Realizado de 28 a 30 de janeiro, o evento reuniu gestores e enfermeiros fiscais em busca de soluções para desafios logísticos e estruturais que impactam a assistência em locais de difícil acesso.
O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PA) esteve presente, com o presidente Antônio Marcos Freire e a equipe de enfermeiras-fiscais da Divisão de Fiscalização da Autarquia.
“Esse encontro foi muito importante, mais uma vez nos reunimos para trocar experiências com colegas da região, *para discutir os desafios ao planejamento e execução das nossas atividades . Conhecer, aprender um pouco mais. São experiências exitosas *que ouvimos , oportunidades de, enquanto fiscais, acreditar ainda mais no nosso trabalho e qualificar esse trabalho”, destacou Marcandra Almeida, Chefe da Divisão de Fiscalização (Dfis) do Coren-PA.
Organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO), com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o evento consolidou estratégias para uma fiscalização mais eficaz em áreas de fronteira, saúde indígena, populações ribeirinhas e quilombolas. O objetivo é uma atuação que considere as particularidades regionais, fortalecendo o suporte aos profissionais de Enfermagem e à população.
As mesas-redondas foram espaços de troca de experiências, com destaque para o debate sobre a importância da integração entre o planejamento estratégico da fiscalização, as necessidades de saúde da população e as expectativas dos profissionais de enfermagem* .
Coren-PA sediará EFIS – Norte 2026
A 4ª edição do Encontro de Fiscalização da Região Norte será realizado em Belém do Pará, estado que conta, atualmente, com 110.050 profissionais de Enfermagem e abriga uma das maiores diversidades étnicas do Brasil. O evento amplia o compromisso do Coren-PA com o avanço da fiscalização e a valorização da Enfermagem na região Amazônica.