Foto: Divulgação
Presença do Conselho durante a programação destacou a enfermagem paraense e aumentou expectativas dos debates sobre saúde para COP 30
De forma criativa e inovadora, o Coren-PA marcou presença no 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O evento, que teve início no dia 16, reuniu acadêmicos, profissionais da enfermagem e pesquisadores para ampliar os debates e exibir projetos e trabalhos realizados no setor da enfermagem brasileira. Em clima de celebração, a delegação do Coren-PA animou a abertura da programação com a apresentação da música “Voando pro Pará”, da cantora Joelma, e esteve em um stand para falar sobre o estado e as expectativas para a COP 30.
“Belém receberá o evento mais importante sobre meio ambiente no mundo. Belém é a capital da COP 30 e precisamos valorizar a escolha da nossa cidade, mostrando aos congressistas que recepcionaremos esse grandioso e, principalmente, o quanto que a enfermagem protagoniza a realidade amazônica, através dos cuidados aos principais agravos. É preciso falar também do cuidado sustentável que a enfermagem deve proporcionar na prática cotidiana. Mostramos no congresso que somos comprometidos com a causa ambiental, pois sem meio ambiente equilibrado não promovemos saúde”, afirma Ana Gabriela, da Comissão Regional de Inovação e Empreendedorismo.
O Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) é o maior da América Latina. Nele, a enfermagem é discutida a partir de estudos, do compartilhamento de cases e experiências, além da exposição de novos projetos e inovações de ferramentas e tecnologias. Nesse contexto, o Coren-PA participou com a apresentação de trabalhos científicos, cursos, palestras e competições. Simultaneamente, o stand do Conselho também desempenhou um papel fundamental na divulgação cultural do Pará, falando sobre gastronomia, música e outras produções artísticas.
O presidente do Coren-PA Antônio Marcos Freire ressaltou a importância da participação da instituição no CBCENF. ”Nós fazemos parte de um sistema que tem procurado de todas as maneiras não só cumprir seu papel institucional, que é fiscalizar o exercício da profissão, mas também promover ações que empoderam os profissionais de enfermagem no Brasil e uma dessas ações é exatamente a produção de conhecimento e repasse desse conhecimento aos nossos profissionais. Então, com essas ações dentro do congresso, temos como missão ajudar cada vez mais na melhoria da assistência que é prestada à população brasileira”, conclui.
Fonte: Ascom/Coren-PA.