Cresce em 158% no Pará a exportação de animais vivos

Cresce em 158% no Pará a exportação de animais vivos

No mês de janeiro de 2025, o Pará registrou um crescimento de 158% nas exportações de animais vivos em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a alteração indica um aumento de R$ 292,8 milhões nas receitas do estado.

No cenário atual, o segmento leva em conta apenas animais vivos, excluindo pescados ou crustáceos, representando 76% das exportações da agropecuária do Pará. No último mês, além dos animais vivos, a madeira em bruto também apresentou um desempenho positivo no Estado, registrando um aumento de 149% e movimentando R$ 15,4 milhões.

No entanto, o Pará registrou uma diminuição nas exportações de sementes oleaginosas, com uma queda de 27%; especiarias, com uma diminuição de 43%; e milho não moído, exceto milho doce, com uma diminuição de 84%.

A exportação de animais vivos contribuiu com 2,1% para a balança comercial do Pará, posicionando-se em terceiro lugar entre os produtos com maior volume de exportação. A indústria extrativista teve a maior participação, representando 62% do total enviado para outros países, seguida pela indústria de transformação, que representa 33,7%.

Foto: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *