Foi prorrogado em publicação no Diário Oficial do Estado o estado de emergência ambiental no Pará por mais 180 dias. A medida significa a continuidade da intensificação das ações da Força Estadual de Combate ao Desmatamento por meio da Operação Curupira.
O decreto oficializa a continuidade do estado de Emergência Ambiental nos municípios de Altamira, Anapu, São Félix do Xingu, Pacajá, Novo Progresso, Itaituba, Portel.
Também Senador José Porfírio, Novo Repartimento, Uruará, Rurópolis, Placas, Trairão, Jacareacanga e Medicilândia. O primeiro decreto de emergência ambiental foi publicado em 2023 e havia sido prorrogado pela primeira vez em 1º de fevereiro de 2024.
O Decreto estabelece que as ações e medidas de emergência ambiental continuarão sendo implementadas para mitigar os impactos ambientais adversos na região.
As autoridades estaduais reforçam a importância da medida para a preservação ambiental e a resposta a situações críticas que podem surgir devido a condições climáticas extremas ou outros fatores ambientais.
Foto: ASCOM / SEMAS