Desafio Liga Jovem é lançado a estudantes e professores do Pará

Foto: Divulgação

Estudantes do 8º ano do ensino fundamental ao ensino superior e da educação profissional já podem se inscrever na 2ª edição do Desafio Liga Jovem, considerada uma das maiores competições de empreendedorismo tecnológico nas escolas do Brasil e realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Ideias de Futuro. O evento de lançamento do Desafio foi realizado na manhã desta terça-feira (16), na sede do Sebrae no Pará, com a participação de orientadores, coordenadores pedagógicos e educadores.

As inscrições para o Desafio Liga Jovem são gratuitas e estão disponíveis, até 7 de junho, na internet. Nesse endereço eletrônico também pode ser acessado o regulamento da competição, que destinará dois terços das vagas na etapa inicial para a escola pública.

“O Desafio Liga Jovem atua justamente nessa pauta de empreendedorismo junto aos jovens e nós, do Sebrae, buscamos fazer as melhores entregas possíveis para os estudantes mostrarem suas ‘veias’ empreendedoras. Afinal, acreditamos que o empreendedorismo é uma grande fonte de transformação, especialmente nesse contexto de COP. Por meio do Desafio Liga Jovem podemos juntar mais um elo para essa transformação”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

“É muito importante participar desses prêmios como o Desafio Liga Jovem, para nossos alunos atuarem com inovação, novos projetos. Assim, poderão trazer uma ideia da sala de aula para resolver um problema da sociedade e resolver o problema usando tecnologia e novas ideias”, disse o professor Alexandre Reis, da Escola Técnica Estadual Prof. Francisco das Chagas Ribeiro Azevedo (Cacau), de Icoaraci.

Para o professor Rafael Herdy, da Escola Estadual Cordeiro de Farias, de Belém, esse tipo de desafio é importante porque o aluno se sente motivado a criar soluções inovadoras. “Estamos num momento ímpar, próximo da COP 30, com diversos problemas aqui na Amazônia. Então, é uma oportunidade única de estimular esses alunos a participar desse tipo de iniciativa”, avaliou o professor, que pretende se inscrever com projetos de robótica.

Etapas do Desafio

O Desafio Liga Jovem contará com cinco etapas: Esquenta nas Redes, Virada Empreendedora, Estadual, Regional e Nacional. Os projetos serão avaliados por especialistas com base em cinco critérios: Entendimento do Público-Alvo, Criatividade e Inovação, Impacto no Dia a Dia da Comunidade, Sustentabilidade Financeira e Protótipo.

A cada etapa, as equipes vencedoras receberão diversos prêmios, como celulares, tablets e vale compras. Já as equipes vencedoras da etapa nacional serão premiadas com uma Missão Internacional (viagem internacional) de até dez dias, além de um notebook para cada um dos participantes e para o professor orientador. No segundo lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um smartwatch. No terceiro lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um tablet.

Principais Novidades

Neste ano, o objetivo do Desafio Liga Jovem é estimular ainda mais jovens a criarem soluções inovadoras para problemas do seu entorno. São 4 categorias: Imagina (8º e 9º ano do Ensino Fundamental; Cria (Ensino Médio); Inspira (Educação Profissional) e Avança (Educação Superior). A ampliação da iniciativa permitirá compreender como os estudantes de todo o país percebem e lidam com as questões sociais de suas comunidades por meio do empreendedorismo tecnológico.

Edição anterior

Na primeira edição, os mais de 5 mil estudantes inscritos apresentaram um panorama dos temas mais impactantes em seu cotidiano. Educação, Meio Ambiente, Acesso a Serviços, Saúde Mental e Saúde em Geral são os cinco problemas sociais mais apontados nos projetos desenvolvidos em 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *