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A construção da nova ponte estaiada sobre o Rio Itacaiúnas, que interligará os núcleos Nova Marabá e Cidade Nova, na sede municipal de Marabá, na Região de integração Carajás, sudeste paraense, está na fase de implantação da superestrutura do trecho com estais (cabos de aço), incluindo execução do mastro, dos estais – cujos mastros têm 43 m de altura – e aduelas. No trecho de aproximação é executado o acabamento, como as barreiras New Jersey, fabricação de guarda-corpo e sistema de drenagem.
A construção da ponte resulta de convênio firmado entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), e a Prefeitura de Marabá, e contribuirá para o aperfeiçoamento da mobilidade urbana e fluidez no tráfego. Iniciada em julho do ano passado, a obra deve ser entregue no final de 2024.
A nova infraestrutura de transporte terá 524 metros de comprimento e 16 m de largura, sendo 1,85 m de faixa de passeio em cada lado, enquanto o trecho estaiado corresponde a 240 m. De acordo com a engenheira Kilva Freitas, gerente de Contrato do Consórcio Ponte Itacaiúnas formado pelas construtoras Gaspar e ArteLeste Construções – esta licitada pela Prefeitura de Marabá para execução dos serviços -, atualmente os trabalhos atingem 65% de conclusão, cumprindo o cronograma previsto.
Integração – O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, afirma que a terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas é fundamental para a população. “A obra da terceira ponte está contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de Marabá e região, e certamente será a mola mestra para melhoria da nossa mobilidade urbana. O governador Helder Barbalho foi muito feliz em contribuir para a construção da ponte. Em breve, iremos inaugurar com toda população”, adianta João Chamon Neto.
Adler Silveira, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, também ressalta a importância da obra para a integração e o fortalecimento da economia regional. “A nova ponte sobre o Rio Itacaiúnas não só vai melhorar a mobilidade urbana em Marabá, mas também será um marco no desenvolvimento da região. Esse é um investimento estratégico, que reflete nosso compromisso em oferecer infraestrutura de qualidade e promover o crescimento sustentável do Estado. Estamos avançando para entregar essa obra essencial no prazo, e com a qualidade que a população merece”, garante o secretário.
Emprego e renda – Além do impacto na infraestrutura, as obras do governo do Estado priorizam a contratação de mão de obra local. A construção da terceira ponte emprega diretamente cerca de 180 trabalhadores, entre pedreiros, serventes, carpinteiros, montadores e engenheiros. Jeferson Pereira da Silva, 27 anos, operador de bombas, trabalha na obra há sete meses. Morador do núcleo Marabá Pioneira, onde a cidade foi fundada, ele viu na obra a oportunidade de conseguir um novo emprego. “Eu me sinto alegre, porque antes estava desempregado e agora tenho como levar alimento para minha família. Essa construção da ponte chegou em boa hora para nós, principalmente para quem estava procurando emprego. O salário não é ruim e as condições de trabalho são boas. Tive oportunidade para crescer. Cheguei como ajudante, e hoje sou operador de bombas”, conta Jeferson.
Mobilidade urbana – Para a professora Selma Gurgel Santos, 40 anos, a ponte é um elemento de reforço na qualidade de vida para o marabaense, facilitando a mobilidade urbana.
Segundo ela, “Marabá tem uma frota enorme de carros, e cada dia aumenta mais. E há necessidade de novas vias de escoamento, principalmente quando ocorre um acidente. Acredito que a nova ponte vai facilitar muito o deslocamento de quem mora na Cidade Nova e precisa se deslocar para Nova Marabá, principalmente nos horários de pico. Atualmente, levo em torno de 30 minutos para chegar ao trabalho em condições normais de trânsito. Quando ocorre um acidente, esse tempo dobra. Com a nova ponte, espero reduzir esse deslocamento pelo menos para a metade do tempo”.