Em obras, Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci será entregue antes da COP 30

Foto: Divulgação

A construção do Novo Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci, na rua Siqueira Mendes, continua a todo o vapor pelo Governo do Estado do Pará. Na manhã desta quinta-feira (01), o Presidente da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), Márcio Tavares, realizou uma visita técnica ao local para verificar o andamento das obras.

A estrutura, que será entregue em maio de 2025, vai integrar o distrito às ilhas do entorno e municípios do Marajó, além de estimular o turismo, a economia e o desenvolvimento da região.

Para o presidente da CPH, Márcio Tavares, o projeto receberá múltiplas frentes de obras para acelerar a entrega à população. O novo Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci faz parte das obras que serão entregues pelo Governo do Estado do Pará, que vão preparar a cidade para receber a Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), a ser realizada em novembro de 2025, em Belém do Pará.

“A CPH se coloca à disposição da comunidade. Essa obra será ainda mais acelerada, visando também a COP 30, pois, vamos receber muitos navios de cruzeiros, com turistas, e nosso objetivo é oferecer a comunidade de Icoaraci e sociedade paraense acessibilidade, em um terminal moderno e estruturado que será a porta de entrada do evento”, afirmou.

Investimento – O projeto de construção do novo Terminal de Icoaraci, na rua Siqueira Mendes, ao lado do trapiche, conta com investimentos na ordem de R$ 7,9 milhões. O espaço será construído em uma área de 650 m², e contará com amplas áreas de embarque, desembarque e circulação, guichês para venda de passagens, banheiros, lojas, restaurantes, decks e espaços para exposições.

Já a obra naval, que irá ocupar uma área de 350 m², terá passarela coberta, rampa metálica articulada coberta, flutuantes e píer para atracação de embarcações. A assinatura da Ordem de Serviço (OS) foi feita em fevereiro de 2023, pelo governador do Pará, Helder Barbalho.

Infraestrutura – Localizado na rua Siqueira Mendes, ao lado do atual Trapiche do distrito, o novo terminal irá garantir conforto e segurança para quem precisar embarcar e desembarcar na famosa “Vila Sorriso”. Para quem utiliza o atual trapiche de Icoaraci diariamente, a expectativa pela entrega é grande. É o caso da supervisora Telma Rodrigues, moradora da ilha de Cotijuba, que acredita que a obra garantirá mais conforto e infraestrutura para quem precisa desembarcar no distrito. “Vai favorecer todas as ilhas e vai melhorar bastante a nossa vida, além de estimular o turismo por aqui”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *