Foto: Reprdoução
A Embratur e o Sebrae anunciam que são, em parceria, patrocinadores oficiais da Casa Brasil na capital francesa. O anúncio aconteceu no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (17), em evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizadora do espaço que será território da cultura e do esporte do Brasil na França durante os 17 dias da competição – de 26 de julho a 11 de agosto.
Enquanto os atletas se esforçam para trazer o máximo de medalhas para o Brasil, a equipe da Agência, junto com o Sebrae e demais parceiros, darão o sangue para levar as potências brasileiras ao mundo, através da cultura, música, gastronomia e artesanato, dentro da programação da Casa Brasil.
O espaço de 5 mil metros quadrados fica localizado ao norte de Paris, no Parc La Villete, e será um ponto de encontro de cerca de 15 milhões de pessoas do mundo inteiro, entre torcedores, atletas, autoridades, celebridades e turistas de todas as nações, que poderão conhecer um pouco mais do nosso país.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a Casa Brasil será um elo de conexão do nosso povo com o mundo. “Praticamente todos os países que possuem delegações de atletas nas Olimpíadas também possuem as suas casas, espaços onde os atletas recebem o carinho do público, mas também onde os visitantes de todo o planeta podem conhecer um pouco da música, da gastronomia, da cultura daquele país”, explicou.
Freixo lembrou que cerca de 15 milhões de pessoas devem passar por Paris ao longo da competição, e que a grande maioria delas visitam as casas dos países, mas a nossa deve ser especial. “A Embratur está preparando, junto com os demais parceiros do COB, a melhor Casa Brasil da história, e quem nos visitar vai sair com um gostinho de ‘quero mais’, a vontade de conhecer de perto a alegria e a diversidade do povo brasileiro”, reforçou.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a expectativa de ter na Casa Brasil mais uma oportunidade de promoção do país no exterior e de fortalecer as micro e pequenas empresas brasileiras lá fora. “O Sebrae e a Embratur estão atuando em sinergia para garantir a promoção do turismo e abertura de novos mercados para os pequenos negócios. Enquanto a Embratur atua para fora mostrando todo o potencial do Brasil, o Sebrae prepara os empreendedores para deixar os turistas satisfeitos. Ações como esta são estratégicas para a geração de emprego e renda. Em fevereiro, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por gerar aproximadamente 58% das vagas de empregos criadas no Brasil. Do total de 306 mil postos, os pequenos negócios realizaram 177 mil novas contratações. Neste contexto, os microempreendedores individuais são indispensáveis na consolidação do Brasil como destino referência no mundo”, declarou.
A Casa Brasil funcionará durante todos os dias da Olimpíada, das 13h às 22h, e será palco de apresentações culturais e musicais, e das comemorações de cada medalha conquistada pelo Brasil. Além disso, será um espaço para receber autoridades internacionais.
A estrutura
A Casa Brasil conta com áreas interna e externa. A parte interna tem dois andares, um primeiro piso de 2 mil m², com estrutura de palco e ativações permanentes que serão utilizadas pela Embratur para a promoção de destinos brasileiros. Há ainda uma estrutura central para a exibição da gastronomia.
No segundo andar são 500 m², que terão área VIP, salas de reunião e estúdio de gravação. Essa parte interna da casa será toda ambientada com ar condicionado, proporcionando bem-estar aos visitantes.
Na parte externa, que terá 3 mil m², haverá um gramado sintético onde vão ocorrer diversas atividades, como transmissão de jogos, shows e apresentações culturais, acompanhadas da gastronomia brasileira.
Toda a estrutura atenderá aos requisitos de acessibilidade e sustentabilidade, com redução de emissão de carbono.
Casa de imersão
Além de levar aos visitantes a sensação de estar em algum destino brasileiro, a Casa Brasil irá instigar uma verdadeira imersão brasileira a quem passar por lá. Em todas as áreas (externas e internas), as cores brasileiras destacam os ambientes.
Os visitantes também terão acesso a uma parede de escalada, pista de skate, quadra de areia, parede instagramável com plantas brasileiras ao fundo e um túnel imersivo que, por meio de painéis, levará nossa brasilidade aos olhos do mundo.
Por Agência SEBRAE de Notícias