Foto: Adan Costa / Divulgação
Com a proximidade da maior festa religiosa do Brasil, o Círio de Nazaré, produtoras e empreendedoras formadas nos cursos da Usina da Paz Pe. Bruno Sechi, no bairro do Bengui, em Belém, participam da “Feira do Círio”, realizada de 19 de setembro a 13 de outubro, no Parque Shopping.
Cerca de 20 empreendedoras representam a Usina da Paz na programação, com variedade de produtos relacionados ao Círio, como comidas típicas, artesanato, joias, camisas, customização de peças e outros produtos.
A cozinheira Maria Alice Branco, 58 anos, já concluiu diversos cursos na Usina, e está com uma barraca de comidas típicas na Feira. “Se não fosse a Usina com os cursos, eu não estaria tendo essa oportunidade hoje. O último curso que fiz, de empreendedorismo, abriu portas na minha vida. Estou muito feliz de estar participando dessa Feira e vendendo meus produtos”, contou.
Oportunidade – Já para a comerciante Lilian Ribeiro, 56 anos, que trabalha com artesanato e gastronomia, a Feira é uma oportunidade que fomenta a economia dos produtores locais. “Eu nunca pensei em um dia entrar no Shopping. E hoje, através da Usina, a gente conseguiu, pois temos muito conhecimento com os cursos. Isso me gratificou muito, de estar participando de tudo que está acontecendo aqui. Estou aqui graças à Usina”, garantiu Maria Alice.
Juliana Chaves, coordenadora da UsiPaz Bengui, reforçou as oportunidades oferecidas pelas Usinas da Paz. “A Usina abre portas para as pessoas aprenderem coisas novas. Mas, além disso, também temos que oportunizar a venda, oportunizar a renda, e eventos como esse dão essa experiência para os empreendedores”, ressaltou.
Serviço: A “Feira do Círio”, com produtoras da Usina da Paz Bengui, prossegue até o domingo do Círio (13 de outubro), no Parque Shopping – Avenida Augusto Montenegro, 4.300, bairro Parque Verde, Belém -, conforme os horários de funcionamento do Shopping.