Empreendedorismo: como escritórios de advocacia podem se destacar no mercado utilizando inovação

Empreendedorismo: como escritórios de advocacia podem se destacar no mercado utilizando inovação

Foto: Divulgação

As ferramentas de inovação e tecnologia já são uma realidade em uma parte considerável das empresas brasileiras. Um estudo realizado pela Microsoft em parceria com a Edelman Comunicação revelou que 74% das micro, pequenas e médias empresas no Brasil já utilizam a Inteligência Artificial (IA) em pelo menos uma de suas funções profissionais. Essa tecnologia tem se mostrado uma poderosa aliada para os empreendedores. No entanto, superar certos desafios é essencial para que os escritórios de advocacia alcancem sucesso ao implementá-la.

De acordo com o advogado e especialista em empreendedorismo e gestão estratégica Lucca Mendes, a mentalidade é um dos principais desafios para aqueles que desejam empreender frente aos avanços tecnológicos.

“A advocacia tradicional tem uma cultura muito voltada para o jurídico, por isso muitas vezes é difícil conciliar a técnica com o empreendedorismo e inovação. Além disso, é preciso ter a coragem de se afastar de práticas convencionais e abraçar novas formas de trabalho e gestão, como a melhoria de processos internos e a adoção de tecnologias, como a inteligência artificial”, destacou o especialista.
Lucca Mendes também ressaltou que a resistência às mudanças é um fator comum em qualquer setor. “Os advogados precisam compreender que, além de prestar serviços jurídicos de qualidade, também precisam gerenciar seu negócio, sua empresa, o que envolve finanças, marketing e liderança”, apontou.

Com o advento de novas tecnologias, as empresas contam agora com ferramentas que tornam as soluções jurídicas mais acessíveis e eficazes para os clientes. No entanto, a inovação no setor jurídico vai além da adoção de tecnologias: é também uma oportunidade para repensar a forma como os serviços são oferecidos e como os escritórios se posicionam no mercado.

“O mercado exige soluções mais ágeis, transparentes e acessíveis. Inovações como a automação de processos, o uso de inteligência artificial para revisão de contratos e até plataformas de atendimento online podem tornar os serviços jurídicos mais céleres. Criar soluções jurídicas personalizadas, com um atendimento mais próximo e ágil, ajuda a melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, aumentar a satisfação e fidelização. Inovar é, muitas vezes, otimizar o que já existe e entender o que o cliente realmente precisa”, pontuou Lucca Mendes.

A tecnologia tem transformado o setor jurídico e a vida dos empreendedores de inúmeras maneiras, abrangendo desde a automação de tarefas repetitivas até o uso de dados para tomadas de decisões mais assertivas. O especialista destaca algumas inovações que podem aumentar a produtividade dos escritórios, garantindo um atendimento mais personalizado aos clientes:

  • Ferramentas de gestão de processos;
  • Inteligência artificial;
  • Plataformas de comunicação.

“No entanto, para se adaptar a essas mudanças, os advogados devem desenvolver habilidades empreendedoras, como visão estratégica, gestão de negócios e adaptabilidade. A capacidade de pensar de forma estratégica sobre o uso de tecnologia para resolver problemas e melhorar os processos do escritório é fundamental. Além disso, a habilidade de gerenciar equipes se torna cada vez mais importante”, concluiu o especialista em empreendedorismo.

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