Foi ainda na introdução alimentar que a mãe do pequeno Miguel Abreu, de 4 anos, descobriu que ele tinha alergia a alguns ingredientes comuns na alimentação de crianças. Iniciava-se então uma fase de adaptação para garantir que ele pudesse se desenvolver normalmente.
Quando Miguel começou a estudar na Creche Dinalice Oliveira, pode contar com uma equipe de profissionais preparados para garantir uma alimentação saudável e balanceada para ele e todas as crianças que possuem restrições alimentares na rede de ensino de Curionópolis.
“Quando a criança é possui alguma restrição ou alergia alimentar, ela e a família recebem um acompanhamento minucioso de nossa equipe nutricional, que desenvolve o melhor cardápio para que ela continue recebendo os nutrientes necessários e possa seguir normalmente, preservando todo o ciclo de convívio da sua vida escolar” explica Ana Paula Lopes, nutricionista responsável pelos cardápios.
Com todo cuidado, as refeições desses alunos, é preparada separadamente pela equipe de merendeiras das escolas, e servido juntamente com os outros alunos. Atualmente, cerca de 4 tipos de cardápios são preparados para atender as demandas especiais, integrando com riqueza de ingredientes e nutrientes a alimentação de toda rede de ensino.
“A gente sabe que as crianças estão em uma fase importante de desenvolvimento e a alimentação é a base disso. Por isso, temos o cuidado de preparar um cardápio farto que é feito com carinho e com responsabilidade não só para esses alunos, mas para toda nossa rede de ensino” afirma Gerlane Lima, Secretária de Educação.
AGRICULTURA FAMILIAR
Para garantir que todas as crianças recebam alimentos de qualidade e ainda impulsionar a economia local, a Prefeitura de Curionópolis utiliza na merenda escolar os itens que vem da Agricultura Familiar, como frutas, verduras e polpas de frutas. Assim, há garantia que comida de verdade fresquinha para todos os alunos e também valorização para os produtores do município.
Por Ascom
Foto: Ascom