Foto: Divulgação
Em Belém, a nova Estação Cidadania São Brás começou o atendimento ao público nesta terça-feira, 15. O espaço fica no novo Memorial Magalhães Barata, conhecido como “Chapéu do Barata”, em São Brás, que foi requalificado e entregue à população no início de outubro. Somente hoje, já foram realizados cerca de 70 atendimentos.
A revitalização do espaço não apenas preserva seu legado histórico e cultural, mas também o transforma em um ponto estratégico de atendimento ao público da capital paraense. A instalação da Estação Cidadania no Memorial Magalhães Barata centraliza os atendimentos em um só lugar, permitindo que a população da Região Metropolitana de Belém consiga o acesso a diferentes serviços no mesmo local.
“Pensar em um lugar que centraliza diversos órgãos e possibilita que a população resolva pendências de maneira rápida e confortável, é essencial, por isso o Governo do Pará instalou mais uma unidade da Estação Cidadania em Belém, totalizando seis unidades na Região Metropolitana, e cinco unidades no interior do estado. Hoje, os atendimentos presenciais iniciaram, mas os agendamentos já estavam sendo feitos desde o dia 7 de outubro. Esta obra resgata a história e possibilita a preservação de um espaço público. A Estação Cidadania São Brás está em uma localização estratégica, em um local que faz confluência de vários bairros, com grande circulação de pessoas possibilitando que possamos ofertar diferentes serviços para a população do nosso Estado”, afirmou Regina Rocha, secretária adjunta de Modernização e Gestão Administrativa da Seplad.
“Hoje eu vim dar entrada na minha primeira habilitação, nas categorias A e B, aí vim fazer a validação dos documentos necessários. Eu achei bem legal o espaço, sem falar que o atendimento é bem rápido”, explicou a autônoma Cassiane Gemaque.
A unidade de São Brás reúne diversos órgãos estaduais, como a Polícia Civil, Detran, Seaster, Iasep e Defensoria Pública.
Fábio Souza, morador do bairro da terra firme, contou sobre o seu atendimento na Estação Cidadania. “Esse prédio ficou abandonado por muito tempo, e agora foi usado para ser uma Estação Cidadania. Eu me surpreendi muito com o resultado e os serviços oferecidos aqui. Hoje eu vim tirar o RG da minha filha, foi bem rápido e eficiente. Além disso, ouvi outras pessoas elogiando bastante, o governo do Pará está de parabéns por essa iniciativa”, disse Fábio.
Na unidade de São Brás é possível realizar emissão da carteira de identidade; primeiro emplacamento, mudança de categoria, transferência de propriedade, emissão de documento CRV/ CRLV/ Digital; seguro desemprego, cadastro de emprego e encaminhamento para o Mercado de Trabalho, Consulta de processos, orientação jurídica, entre outros serviços.
O local ainda conta com terminais de autoatendimento do Detran, Banpará e Cartório de Protestos, com consulta gratuita de pessoa física e pessoa jurídica para identificar se há negativação.
A Estação Cidadania de São Brás foi entregue no dia 5 de outubro, e desde o dia 7 os agendamentos para o local já começaram a ser realizados. Este é mais um projeto que faz parte do rol de obras preparatórias do Governo do Estado para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 30), que acontece em novembro de 2025, na capital paraense, Belém.
O espaço de dois andares inclui sala de atendimento, recepção, banheiros e espaços administrativos. Ao todo, foram 493,39 m² de área útil requalificada.
A escolha do Memorial como sede da nova unidade da Estação Cidadania reflete o compromisso do Estado em valorizar o passado, ao mesmo tempo em que oferece conforto e acessibilidade para a população.
Serviço:
A Estação Cidadania de São Brás funciona de segunda a sexta, no horário de 8h às 15h.