Estado promove mutirão noturno de saúde em Usinas da Paz de Belém

Foto: Adan Costa (SEAC)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Articulação da Cidadania (SEAC), promoveu, nesta quinta-feira (25), a primeira edição do programa “Viradão da Saúde”, um mutirão noturno que levou atendimentos gratuitos de especialidades médicas a moradores de diversos bairros de Belém. Nesta primeira etapa, os serviços foram disponibilizados, de forma simultânea, nas Usinas da Paz dos bairros da Terra Firme, Jurunas/Condor e Guamá.

Durante a noite, centenas de pessoas passaram pelas UsiPaz em busca dos atendimentos ofertados em diversas especialidades médicas, como dermatologia, pediatria, otorrinolaringologia, ginecologia, geriatria, ortopedia, psiquiatria, angiologia, pneumologia, além de clínicos gerais. Ao todo, foram disponibilizadas, nas três usinas participantes, cerca de 1500 senhas para atendimento.

A aposentada Edna Souza aproveitou a ação para realizar consulta com a médica dermatologista. “Faz três noites que eu não durmo por causa de uma alergia. Hoje vim em busca de uma consulta com a dermatologista. É uma ótima ação. A gente mora aqui na Terra Firme e precisa muito. Que bom que eles lembraram da gente. Para nós é uma benção.” declarou.

Já a assistente administrativa Sarah Pinheiro aproveitou aproveitou o fato da ação ser no período noturno e também foi em busca de atendimento médico. “Vim fazer uma avaliação com a ginecologista. Gostei muito do atendimento. Para muitas pessoas que não conseguem ir ao posto de saúde, foi uma oportunidade para conseguir o atendimento.”

PRÓXIMAS ETAPAS – De acordo com o secretário de estado de cidadania, Igor Normando, a expectativa é poder levar o mutirão de atendimentos de especialidades médicas, de forma mensal, a diversos bairros da Região Metropolitana de Belém.

“Nosso objetivo é fazer com que as pessoas tenham acesso a especialidades na área da saúde. Este é um momento para que aqueles que precisam, seja porque não encontram os atendimentos nos postos de saúde do município ou porque trabalham durante o dia, possam ter esse serviço assegurado. Além disso, também é uma oportunidade para que possamos desafogar os hospitais e os postos de saúdes com atendimentos em áreas tão importantes” afirmou.

No mês de fevereiro, a programação do “Viradão da Saúde” será realizada no dia 1º, nas Usinas da Paz do Bengui e da Cabanagem, em Belém, e no Icuí, em Ananindeua. As especialidades disponíveis serão divulgadas em breve nas redes sociais da SEAC e das Usinas da Paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *