Estudo aponta que os Estados da Região Norte devem crescer acima da média do país neste ano

Estudo aponta que os Estados da Região Norte devem crescer acima da média do país neste ano

Conforme estudo especial do Departamento Econômico do banco, o Produto Interno Bruto (PIB) conjunto dos sete Estados do Norte terá alta de 3,3% em 2024, acima da previsão para o PIB nacional, de 2%. Na avaliação do Santander, a economia do Norte do Brasil teve crescimento forte em 2021 e 2022.

O banco ainda afirma que essa tendência que deve ser mantida nos anos seguintes. Em 2025, enquanto a economia brasileira deve avançar 1,8%, a estimativa para o Norte é de expansão de 2,7%. O levantamento apresenta projeções do Santander por estados e regiões do país para o horizonte de 2022 a 2025.

Os últimos dados oficiais do IBGE para as economias estaduais foram publicados em 2021. Especialistas apontam que, após a performance mais fraca no ano passado, a indústria do Amazonas mostrou retomada no início de 2024. No varejo, o destaque positivo neste ano tem sido os Estados do Amapá, Acre e Roraima.

Nos serviços que, dentro do PIB, também englobam a atividade do comércio, o nível de atividade mais forte foi observado no Tocantins, Amazonas e Acre.  A expectativa do Santander para 2024 é que o PIB industrial do Norte cresça 3,7%, maior alta entre os três setores de atividade, pela ótica da oferta.

Foto: Augusto Miranda / Ag. Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *