Feira da Indústria do Pará irá compensar 49 toneladas de dióxido de carbono equivalente

Em Belém, de 22 a 25 de maio, empresários, fornecedores e trabalhadores do setor industrial estarão reunidos na XVI Feira da Indústria do Pará (Fipa). Nesta edição, o evento tem a sustentabilidade como eixo central das discussões e o compromisso de compensação de 49 toneladas CO2 equivalente (CO2e), que é o dióxido de carbono equivalente.

A compensação marcará o maior evento do setor industrial do Norte do país com o Selo Evento Neutro. Além disso, todas as emissões geradas pelo consumo de energia elétrica da XVI Fipa serão neutralizadas pela empresa Norte Energia.

Ela doará à feira certificados de energia renovável I-REC. O evento contará ainda com um espaço de coleta de materiais recicláveis, em um ponto de recolhimento mantido pela empresa Equatorial.

A medida CO2e é utilizada para comparar as emissões de vários gases de efeito estufa, baseada no potencial de aquecimento global de cada um. 

Esses gases estão diretamente ligados ao aquecimento global e às mudanças climáticas. A neutralização das emissões geradas pela Fipa beneficiará, por meio de incentivo financeiro, o projeto REDD+ Vale do Jari.

Tal projeto está localizado no município de Almeirim, no Pará, na fronteira com o estado do Amapá, e atua para evitar o desmatamento e minimizar seus impactos socioambientais. No Vale do Jari, existem diversas atividades produtivas.

Elas vão desde o manejo florestal até a agricultura sustentável e o extrativismo de produtos florestais.

Foto: FIPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *