Feira da Indústria do Pará irá compensar 49 toneladas de dióxido de carbono equivalente

Feira da Indústria do Pará irá compensar 49 toneladas de dióxido de carbono equivalente

Em Belém, de 22 a 25 de maio, empresários, fornecedores e trabalhadores do setor industrial estarão reunidos na XVI Feira da Indústria do Pará (Fipa). Nesta edição, o evento tem a sustentabilidade como eixo central das discussões e o compromisso de compensação de 49 toneladas CO2 equivalente (CO2e), que é o dióxido de carbono equivalente.

A compensação marcará o maior evento do setor industrial do Norte do país com o Selo Evento Neutro. Além disso, todas as emissões geradas pelo consumo de energia elétrica da XVI Fipa serão neutralizadas pela empresa Norte Energia.

Ela doará à feira certificados de energia renovável I-REC. O evento contará ainda com um espaço de coleta de materiais recicláveis, em um ponto de recolhimento mantido pela empresa Equatorial.

A medida CO2e é utilizada para comparar as emissões de vários gases de efeito estufa, baseada no potencial de aquecimento global de cada um. 

Esses gases estão diretamente ligados ao aquecimento global e às mudanças climáticas. A neutralização das emissões geradas pela Fipa beneficiará, por meio de incentivo financeiro, o projeto REDD+ Vale do Jari.

Tal projeto está localizado no município de Almeirim, no Pará, na fronteira com o estado do Amapá, e atua para evitar o desmatamento e minimizar seus impactos socioambientais. No Vale do Jari, existem diversas atividades produtivas.

Elas vão desde o manejo florestal até a agricultura sustentável e o extrativismo de produtos florestais.

Foto: FIPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *