Sistema de código aberto rastreia marketing digital de produtos e foi apresentado na Assembleia Mundial da Saúde em Genebra
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresentou nesta quarta-feira (21) um protótipo inédito de ferramenta digital para monitorar em tempo real a publicidade de substitutos do leite materno na internet. Desenvolvida pelo programa Inova Fiocruz, a plataforma de código aberto e gratuita foi destacada em evento paralelo da 78ª Assembleia Mundial da Saúde da OMS como uma alternativa transparente aos sistemas pagos existentes, permitindo o rastreamento de anúncios em sites, redes sociais e até publicações ocultas (“dark posts”).
Segundo o pesquisador Cristiano Boccolini, responsável pelo projeto, a ferramenta dá total controle aos usuários sobre os dados coletados, diferentemente dos modelos comerciais que operam como “caixas pretas”. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, presente no lançamento, reforçou a importância da iniciativa no Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno, lembrando que apenas 46% dos bebês brasileiros são amamentados exclusivamente até os 6 meses. A tecnologia, que já tem interesse internacional demonstrado pelo México, poderá futuramente ser adaptada para monitorar propaganda de tabaco, álcool e outros produtos nocivos à saúde.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil