Governo do Pará investe na reconstrução e ampliação de unidades de saúde do Pará

Governo do Pará investe na reconstrução e ampliação de unidades de saúde do Pará

Foto: Divulgação / Agência Pará

O Governo do Estado segue com seu trabalho de investimento na saúde pública e com isso, mais obras de unidades hospitalares seguem em processo de conclusão, em todas as regiões paraenses. Atualmente, mais de 40 frentes de obras em unidades de saúde, com gestão estadual ou em parceria com municípios, estão em andamento mediante iniciativa do governo do Pará, conforme os dados divulgados pelo Departamento de Engenharia, Saneamento e Saúde Ambiental (Desam) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

“Nosso foco tem sido fortalecer a descentralização dos serviços, por meio de convênios com as prefeituras, que tem rendido construções ou reconstruções, sejam elas hospitais municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Essa estratégia tem sido eficaz para a realização de consultas, exames ou cirurgias, já que as pessoas que moram longe da capital não precisam se deslocar em grandes distâncias para ter acesso aos serviços de saúde”, afirmou a Secretária de Saúde do Estado, Ivete Vaz.

Governo do Pará investe na reconstrução e ampliação de unidades de saúde do Pará
Foto: Rosivaldo Almeida / Agência Pará

Região Metropolitana – O Governo do Pará acaba de repassar a última parcela para a reconstrução e ampliação do Hospital Municipal Infantil Dr. Celso Leão, em Ananindeua. O investimento de R$ 15 milhões, vai beneficiar a rede hospitalar de todas as cidades próximas, pois vai ser mais uma unidade voltada ao público infantil. Além dele, também há a expectativa de entrega do Hospital Público da Mulher, em Belém, para este ano. 

Fora da Região Metropolitana seguem, ainda, as construções das policlínicas de Breves, Marabá, Santarém e Altamira, além da reforma e ampliação do Hospital Regional de Cametá. Em Tucuruí, o governo também ergue um novo hospital regional. O Estado tem investido na ampliação da rede pública, por meio de convênios com as prefeituras, e entregou nessa terça-feira, 25, o novo Hospital Municipal de Vigia de Nazaré, no nordeste paraense. As obras de reconstrução e ampliação do espaço foram executadas com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE).

“No hospital municipal é onde o paciente recebe o primeiro atendimento. Por isso, é fundamental garantir que esses espaços sejam acolhedores, humanizados e seguros. Os investimentos por parte do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde chegam para garantir a construção, ampliação, reformas e revitalização dos hospitais municipais, que também contribuem para a descentralização dos atendimentos nos hospitais regionais”, ressalta a titular da Sespa. 

Governo do Pará investe na reconstrução e ampliação de unidades de saúde do Pará
Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Mais Saúde por todo o Pará – O governo investe nas seguintes obras que tem alcançado todo o Estado: reconstrução do Hospital Municipal de Novo Progresso; reconstrução e ampliação do Hospital Municipal de Monte Alegre; revitalização do Hospital Municipal de Curralinho; construção da Maternidade Municipal de Itaituba; conclusão da segunda etapa de ampliação e reconstrução da Santa Casa de Misericórdia de Óbidos; reconstrução e ampliação do Hospital Municipal de Nova Ipixuna; ampliação do Hospital Municipal de Medicilândia e construção do Hospital Municipal de São Domingos do Araguaia. 

As obras com contrapartida do governo do Pará prosseguem também em Santana do Araguaia, com a reconstrução da Maternidade Municipal; reconstrução e adequação do Centro de Saúde de São João da Ponta; também, do Hospital Municipal de São Domingos do Capim; reconstrução e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento de Saúde de Xinguara; reconstrução do Hospital Municipal de Oeiras do Pará; primeira etapa da construção de Ambulatório Médico Especializado (AME), em Bonito; reconstrução e ampliação do Hospital Municipal de São Caetano de Odivelas e a construção do Hospital Materno Infantil de Altamira. 

Os dados do Desam da Sespa também apontam que seguem obras em Colares, com a reconstrução de sua Unidade Mista; a construção do Hospital Menino Jesus, em Oriximiná; do Hospital Municipal Menino Deus, em Soure; obras de adequação de infraestrutura da Unidade Mista de Saúde de Aveiro; construção de três Unidades Básicas de Saúde em Muaná; construção de Centro de Atenção Materno Infantil, em Breves; reconstrução do Hospital Municipal de São João do Araguaia; construção do Hospital Municipal de Gurupá; e ampliação dos hospitais municipais de Itupiranga, Rurópolis e Trairão e a construção dos hospitais municipais de Moju, Uruará e Mocajuba. 

Há ainda construções em andamento em Redenção, com as reformas dos hospitais municipais, Pedro Paulo Barcauí e Iraci Machado de Araújo, além da primeira etapa de obras dos blocos 1 e 2 do Hospital Municipal de Eldorado dos Carajás; a reconstrução do Hospital Municipal São Bento, em Abaetetuba; as reconstruções dos hospitais municipais de Porto de Moz e São Francisco de Assis, em Santana do Araguaia e a manutenção geral, com adaptação e ampliação do Hospital Municipal de Almeirim, bem como a construção de anexos.

Texto:  Caroliny Pinho e Mozart Lira

Por Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *