Governo do Pará vai reconstruir o Memorial Magalhães Barata e a Praça da Leitura

Foto: Divulgação

O Governo do Estado fará a reconstrução do Memorial Magalhães Barata. O investimento de R$3,5 milhões contemplará o prédio e a Praça da Leitura, no bairro de São Brás. A obra inclui a implantação de uma Estação Cidadania no Memorial, com o objetivo de disponibilizar à população a prestação de serviços públicos. Serão dois pavimentos, totalizando 211,31 m² de área reconstruída.

A integração de diversos órgãos no mesmo local possibilitará um atendimento ágil, eficiente e de qualidade. Será possível realizar a emissão de documentos como carteira de identidade, entre outros atendimentos da Polícia Civil e do Detran. A administração da Estação Cidadania será da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad).

Popularmente conhecido como “Chapéu do Barata”, o Memorial foi construído em 1988, com o intuito de homenagear o centenário de nascimento do ex-governador do Pará, Joaquim de Magalhães Cardoso Barata. A edificação remete ao acessório que se tornou uma marca registrada de Barata: o chapéu. Raul Ventura Filho, Luís Ferreira e Stélio Santa Rosa foram os arquitetos responsáveis pelo projeto do prédio circular construído para abrigar um museu. No entorno há dois triângulos vermelhos e o obelisco azul, com uma estrela na ponta que representa a bandeira do Pará. 

Magalhães Barata foi um interventor, tornou-se interventor no Pará por duas vezes. Além disso, exerceu o cargo de senador pelo Pará por dois mandatos e morreu em 1959, durante seu mandato como governador do Estado. O Memorial é uma homenagem ao seu legado e à história do Pará.

Por Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *