Foto: Walda Marques (Andréa Pinheiro), frame TV Brasil (Jane Duboc), frame Amazon Filmes (Fafá) e Jader Moreira (Vital Lima)
Fafá de Belém vai se apresentar na noite de estreia de “Paulo Para Sempre Ruy”, no Theatro da Paz. O espetáculo que homenageia a dupla de compositores ícones da cultura paraense, Paulo André e Ruy Barata, filho e pai, vai se apresentar nos dias 27, 28 e 29 de junho, sempre às 20h. Grandes nomes da música paraense irão se revezar no palco nas três noites de apresentação, como Jane Duboc, Vital Lima e Andréa Pinheiro, totalizando 22 intérpretes acompanhados de grande orquestra.
Paulo André e Ruy Barata, falecidos nos anos de 2023 e 1990, construíram um patrimônio artístico atemporal que extrapola as fronteiras do estado. “Eles deixaram uma composição rica e singular com influências da natureza amazônica e das músicas caribenha, erudita, popular, negra e indígena”, descreve Jane Duboc, que reside no Rio de Janeiro. A grande cantora, natural de Belém, relembra a amizade vivida com a dupla na capital paraense, especialmente com Paulo André, com quem se apresentava e de quem gravou canções.
Já Andrea Pinheiro, aposta em um “show lindo e emocionante”. “Tantos artistas juntos, celebrando a música de Paulo e Ruy, um repertório com arranjos e execuções de músicos de primeira grandeza, em uma casa como o Theatro da Paz, só poderá ter um belo resultado”, avalia.
Vital Lima, outro paraense radicado no Rio, prediz que o espetáculo será uma ocasião de “cantar a parceria de dois compositores paraenses consagrados e com uma obra vigorosa e atemporal”. “Teremos a companhia maravilhosa de músicos e de artistas consagrados que tornarão essa homenagem inesquecível”.
O grande time de intérpretes do espetáculo “Paulo Para Sempre Ruy” é formado também por Elói Iglesias, Trio Warilou (Joba, Nicinha e Suelene), Juliana Sinimbú, Mahrco Monteiro, Lucinha Bastos, Rogério Brito, Olivar Barreto, Dayse Addário, Sandra Duailibe, Pedrinho Callado, Zé Milton, Bia Dourado, Mário Mouzinho, Arthur Espíndola e Doriene Luna, assim como pelos exímios músicos Tynnoko Costa e Bob Freitas, pela escola de samba Acadêmicos da Pedreira e pelo Coro Carlos Gomes regido pela maestrina Maria Antonia Jiménez.
Experiência nova e emocionante
Sucessos consagrados, como “Pauapixuna”, “Foi Assim”, “Indauê Tupã” e “Este Rio é Minha Rua” irão embalar a plateia, além de músicas menos tocadas, como a suingada “Cuba Libre”, parceria de Paulo André e Ruy com Alfredo Oliveira, que consagra a versatilidade e genialidade dos artistas.
O diretor-geral do espetáculo, Tito Barata, que é irmão de Paulo e filho de Ruy, está preparando uma grande produção que oferecerá ao público uma experiência diferente de espetáculos anteriores. “Faremos uma retrospectiva do trabalho de Paulo André e Ruy Barata. A plateia será conduzida ao contexto de criação de cada canção apresentada, proporcionando uma compreensão profunda do precioso repertório da dupla”, afirma.
A direção musical é uma riqueza à parte, assumida pelos grandes músicos e arranjadores Jacinto Kahwage, Luiz Pardal e Ziza Padilha.
A renda integral do show será direcionada à Associação de Arte, Cultura e Memória Ruy Barata para atender a novidades de projetos culturais pelo Pará.
Serviço:
Espetáculo “Paulo Para Sempre Ruy”
Dias: 27, 28 e 29 de junho de 2024
Hora:sempre às 20h
Local: Theatro da Paz
Ingressos: à venda no site ticketfacil.com.br e na bilheteria do teatro
Confira o link direto aqui: https://www.ticketfacil.com.br/eventos/tp-paulo-para-sempre-ruy.aspx