IBGE iniciará censo inédito da população em situação de rua em cinco capitais, com coleta prevista para 2028

IBGE iniciará censo inédito da população em situação de rua em cinco capitais, com coleta prevista para 2028

O governo federal lançou nesta terça-feira (23) as ações preparatórias para o primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua, que será realizado pelo IBGE, com etapa inicial em cinco capitais – Belo Horizonte, Goiânia, Florianópolis, Manaus e Salvador – para mapear o perfil demográfico e socioeconômico desse público . O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, destacou que a iniciativa inédita muda a metodologia adotada desde 1872, que sempre contou a população com base em domicílios fixos, e afirmou que será “um marco necessário” para incluir os brasileiros sem residência fixa nos índices oficiais . O ministro Guilherme Boulos defendeu que o censo “tirará a população de rua da invisibilidade estatística” para estruturar políticas públicas mais eficientes, enquanto o Padre Júlio Lancellotti criticou os levantamentos municipais atuais, que segundo ele são “manipulados” para diminuir os números . A coleta de dados está prevista para ocorrer entre 3 e 7 de julho de 2028, com os primeiros resultados divulgados em dezembro do mesmo ano, e o IBGE planeja contratar pessoas com vivência nas ruas para auxiliar na abordagem da população .

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *