A beleza dos barquinhos de miriti recriando a Romaria Fluvial já pode ser vista nos espelhos d’água do edifício-sede do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). Trata-se da exposição Canoas de Promesseiros 2024.
Em 2024, a exposição vem com o tema “Canoas de Promesseiros: colorindo o futuro com fé e esperança”, em referência às crianças e adolescentes que participaram das oficinas de pintura dos barquinhos de miriti da mostra.
Tudo foi feito na esperança de dias melhores e com a conquista da plena inclusão social, acompanhada sempre da fé em Deus e da poderosa intercessão de Nossa Senhora de Nazaré.
A Canoas de Promesseiros valoriza ainda o artesanato regional, com a apresentação da arte produzida por artesãos de Abaetetuba, utilizando a fibra do Miritizeiro, matéria-prima tão presente durante a Festividade de Nazaré.
No total foram elaborados especialmente para a exposição 200 barquinhos, dos quais 50 foram coloridos por crianças e adolescentes participantes da Manhã dos Eleitos, da Diretoria da Festa de Nazaré.
Foto: reprodução