Competição nacional voltada a alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental busca estimular o raciocínio lógico e reduzir desigualdades educacionais
Terminam no dia 10 de junho as inscrições para a 4ª edição da Olimpíada Mirim de Matemática, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Voltada a estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país, a competição já envolveu cerca de 11 milhões de alunos em suas edições anteriores. Realizada em duas fases, a olimpíada oferece provas aplicadas pelas próprias escolas e premiações com certificados digitais de ouro, prata e bronze. A primeira fase será no dia 26 de agosto e a segunda, em 11 de novembro.
Além de incentivar o aprendizado de matemática de forma lúdica, a iniciativa também visa fortalecer o papel dos professores. Para participar, as escolas devem se inscrever pelo site olimpiadamirim.obmep.org.br utilizando o código MEC/INEP. A inscrição é gratuita para instituições públicas e paga para escolas privadas. O diretor do Impa, Marcelo Viana, destaca o impacto transformador da olimpíada, e o estudante Guilherme Dangió, medalhista nas edições anteriores, afirma que a experiência tem feito diferença em sua vida escolar. A ação é apoiada pela B3 Social, que acredita no potencial da educação para promover a transformação social e o desenvolvimento sustentável.
Foto: Alexandre Campbell/IMPA