Em uma das obras da COP 30, na avenida Visconde de Souza Franco (Doca), em Belém, foi descoberta a proa de uma provável embarcação metálica antiga. O achado arqueológico é considerado único para a região, de acordo com o Iphan.
Uma equipe de pesquisa da empresa contratada para realizar o acompanhamento arqueológico das obras de engenharia do canal da Doca e construção do Parque Linear foi quem descobriu a embarcação.
A equipe técnica da superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Pará foi ao local para fiscalizar, e realizar os primeiros registros.
Também orientou os trabalhadores sobre o isolamento, contenção e paralisação da obra próxima do bem identificado. A proa da embarcação foi localizada na subsuperfície, na borda do canal.
O Iphan disse que entrou em contato com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) para alinhamento de ações de conservação e resgate arqueológico adequado e estudo posterior do achado, além de futuras ações para sua musealização.
O objeto arqueológico é único, disse o Iphan, pois, até o momento, ainda não havia notícias sobre achados do gênero, encontrado a partir de escavações arqueológicas em contextos de licenciamento para obras públicas no Centro Histórico de Belém.
Foto: reprodução