Foto: Divulgação
A cultura e os ritmos da Amazônia ganham destaque nacional com a Ocupação Manoel Cordeiro, que chega ao Rio de Janeiro (11/04, no Kingston Club) e a São Paulo (17/04, na Casa de Francisca). O evento celebra os 70 anos e os 57 anos de carreira do guitarrista e compositor paraense, referência mundial em ritmos como guitarrada, carimbó, lambada e tecnobrega.
A programação inclui show com convidados especiais, exposição, workshop de guitarras amazônicas, exibição do documentário “Luz do Mundo” e o lançamento do Manifesto da MPB Feita na Amazônia, iniciativa de Manoel para fortalecer a identidade musical da região.
“Quero que o carimbó, o marabaixo e o batuque sejam reconhecidos como parte da Amazônia, assim como o samba é do Rio e o axé, da Bahia”, afirma o músico.
No Rio, o show terá participações de Davi Moraes, Felipe Cordeiro (filho de Manoel) e Liah Soares, entre outros. Em São Paulo, Patrícia Bastos, Mari Claro e Donatinho (filho de João Donato) se juntam à celebração. O DJ Figueroas encerra as noites com vinis de artistas produzidos por Manoel, como Fafá de Belém, Beto Barbosa e Banda Calypso.
Serviço:
📍 Rio de Janeiro – 11/04, Kingston Club (Lagoa)
📍 São Paulo – 17/04, Casa de Francisca (Centro)
Uma imersão na música que carrega “a alma da floresta e das águas”, segundo Manoel, para ecoar a riqueza cultural amazônica no Brasil e no mundo.