Foto: Divulgação
Arcos Dorados anuncia a adesão ao Movimento Mulher 360 e destaca avanço na promoção de mulheres a cargos de liderança
Mais da metade da liderança do McDonald’s no Brasil são mulheres. No final de 2024, a Arcos Dorados, operadora da marca na América Latina e Caribe, alcançou a marca de 53% dos cargos de liderança ocupados por mulheres em seus escritórios e restaurantes, reforçando seu compromisso com a inclusão. Ainda, no mesmo período, 57% das promoções a posições de liderança também foram conquistadas por mulheres, um avanço de 7 pontos percentuais em relação a 2023.
Reafirmando seu compromisso com a equidade de gênero, a Divisão Brasil da Arcos Dorados anuncia a adesão ao Movimento Mulher 360, que tem como objetivos contribuir com o empoderamento econômico da mulher e alcançar 30% de mulheres e de pessoas negras em cargos de alta liderança até 2025 e/ou 50% até 2030, por meio das mais de 100 empresas associadas. A companhia acredita que, além de avançar em suas próprias políticas, ao aderir ao movimento, reafirma sua disposição em colaborar com o avanço do mercado de trabalho e da sociedade como um todo.
Desde 2018, a Arcos Dorados conta com o Comitê de Diversidade & Inclusão que promove políticas e processos de equidade salarial, programas de letramento, mentorias e desenvolvimento de colaboradores e lideranças, revisão de processos de recrutamento e promoção, etc. Iniciativas que promovem um ambiente mais respeitoso, igualitário e seguro para as mulheres.
Zélia Silva é um exemplo de profissional que cresceu dentro da companhia. Com 36 anos e há 18 anos trabalhando no McDonald’s, ela é mãe solo de dois filhos, um menino de 11 anos e uma menina de 7. Começou sua carreira como Atendente e hoje ocupa o cargo de Gerente de Plantão.
Há seis anos, passou por um processo de separação e, nesse momento, pensou em desistir do emprego. Mas, ao conversar com a sua liderança na época, Zélia entendeu que seu momento profissional poderia ser um “divisor de águas” em sua vida e além de continuar criando de seus filhos, poderia inspirá-los com seu exemplo. “Ser mãe solo torna o dia a dia mais desafiador, mas isso também é um gás para sempre continuar buscando ser cada vez melhor”, afirma.
Para Zélia, trabalhar no McDonald’s por todos esses anos tem muita importância: “Aqui é uma empresa que impulsionou todas as minhas conquistas pessoais. Minha meta é sempre ser uma boa profissional para oferecer à empresa o meu 100%”, ressalta.
E, apesar das estatísticas ainda evidenciarem um cenário corporativo bem distante da equidade de gênero, a trajetória de Zélia e de inúmeras colaboradoras do McDonald’s sinalizam que não só é possível, como é preciso, ter mulheres ocupando posições estratégicas em ambientes e funções de alta complexidade e impacto dentro das organizações.