Meta comunica encerramento do seu programa de verificação de fatos

Meta comunica encerramento do seu programa de verificação de fatos

Na manhã desta terça-feira, 7, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, publicou um vídeo no Instagram, anunciando que a empresa vai encerrar seu programa de verificação de fatos. Segundo Zuckerberg, esse trabalho ficará a cargo do recurso “notas da comunidade”, similar ao que ocorre no X.

“É hora de voltar às nossas raízes em relação à liberdade de expressão”, disse Mark. Joel Kaplan, vice-presidente de assuntos globais da Meta, afirmou que a mudança terá início nos Estados Unidos. Kaplan, do partido republicano, substituiu, recentemente, Nick Clegg no cargo.

Joel escreveu que “as plataformas da Meta são construídas para serem lugares onde as pessoas podem se expressar livremente. Isso pode ser confuso. Em plataformas onde bilhões de pessoas podem ter voz, tudo de bom, ruim e feio está em exposição. Mas isso é liberdade de expressão”.

Na prática, os usuários das redes sociais da Meta (Facebook, Instagram e Threads) poderão, com o modelo de Notas da Comunidade, chamar a atenção para publicações potencialmente enganosas e que precisam de mais contexto.

Antes, era colocada a responsabilidade em organizações e especialistas independentes em checagem de fatos.

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *