Obras do novo espaço de atendimento do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna alcançam 95% dos serviços

Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

Com cerca de 95% dos serviços finalizados, o novo prédio da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, está em fase de acabamento. Ampliação estrutural e mais conforto são prioridades da obra, que readequou a edificação de acordo com as legislações vigentes para um atendimento humanizado e seguro aos pacientes.

“Há mais de 10 anos tínhamos a expectativa de conseguir novas instalações com dignidade para quem trabalha e para quem é atendido no HC. Esse dia está chegando. Vamos passar de 17 para 25 consultórios disponíveis. Contaremos com uma área nova para o voluntariado, um atendimento diferenciado para as nossas crianças da psiquiatria, para eles tenham uma sala de espera só para eles, bem lúdica e animada. E com essas e outras melhorias, a gente vai dar dignidade àquelas pessoas que são atendidas no Hospital de Clínicas, aquelas pessoas que acreditam no Sistema Único de Saúde”, ressalta Heloisa Guimarães, diretora-presidente do HC. 

A parte ampliada atenderá cerca de 15 especialidades médicas, e, principalmente, as demandas dos serviços de psiquiatria, cardiologia e nefrologia, que são referências do HC. A enfermeira Mônica Rebelo, coordenadora do ambulatório do HC, explica que serão atendidos, na nova unidade, pacientes que recebem alta da internação no HC, do Serviço de Atendimento à Cardiologia e da emergência psiquiátrica com encaminhamentos para agendamento de novos atendimentos, assim como pacientes encaminhados pela Central Estadual de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa). 

Bonito, moderno e funcional

Coordenadora do ambulatório do HC, Mônica Rebelo destaca que, em média, o setor deve realizar cerca de 200 atendimentos. “O espaço está bonito, moderno, com climatização total em todas as áreas. Tudo foi preparado com carinho pelos usuários e equipe. Ampliação da estrutura, conforto e ambiência foram as prioridades. Um investimento muito importante para a saúde no Pará. Esse olhar carinhoso do governo faz toda a diferença”, disse Rebelo. 

O professor Dinicley Alves, acompanhante da mãe, Maria Goreth, que aguarda um exame cardíaco, comemora o atendimento recebido pelos profissionais do hospital. “Só temos a agradecer por todo o empenho no nosso atendimento, fomos bem recepcionados. Graças aos cuidados dos profissionais, minha mãe vai conseguir fazer o cateterismo. Vejo que esse novo investimento só vem para aprimorar esse trabalho em um ambiente melhor. Garantir saúde de qualidade e com estrutura é essencial para todos nós”, afirma.

Serviços finais

A coordenadora de engenharia predial e arquitetura do HC, Nathalia Freitas, explica que, nesta etapa de acabamento, estão sendo realizadas as pinturas e limpezas finais. Os serviços incluem também a identificação visual do prédio e os últimos testes de alimentação elétrica do imóvel, que antes funcionava no antigo Hospital Santa Clara. Cerca de 80 funcionários atuaram na obra. 

“Trabalhamos respeitando todas as normas vigentes, criteriosamente, com a construção de espaços humanizados e ambientes climatizados, que eu acho que é o grande diferencial do novo ambulatório. Estamos finalizando com a sensação de missão cumprida, entregando um espaço acolhedor para os pacientes e servidores, um espaço onde os médicos também vão poder desempenhar essa missão, que é cuidar dos nossos pacientes, com conforto, com qualidade no atendimento e com a tecnologia que eles merecem”, destaca Nathalia Freitas.

O terreno conta com área de 1,607,18 m², divididos em 3 pavimentos (térreo, 1° e 2° andar), dois Assistenciais e um administrativo. A readequação aumentará o espaço destinado para a recepção e sala de espera dos pacientes, além de 25 novos consultórios médicos e multiprofissionais, salas de atendimento, exames, laboratório e outros.

Servidora estadual há mais de 30 anos no HC, a agente administrativa Nilda Abreu, se sente  valorizada com o novo espaço. “É um anseio antigo dos servidores, porque o atual ambulatório foi entregue logo quando comecei a trabalhar aqui e com o passar do tempo ele foi se deteriorando. Nós vamos para um ambiente novo, aconchegante, humanizado, climatizado e com certeza será ótimo pra gente. Essa obra é um carro-chefe para demonstrar a valorização de profissionais que atuam na saúde”, pontua. 

SERVIÇO:
O novo espaço do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna funcionará na Avenida Romulo Maiorana, 1717, entre as travessas Angustura e Barão do Triunfo.

Por Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *