A Câmara dos Deputados debateu sobre a mudança na distribuição das vagas para deputado por estado. O debate ocorre durante uma audiência pública realizada na última segunda-feira, 12.
Na ocasião, os participantes analisaram o Projeto de Lei Complementar (PLP 148/23), que define quantos candidatos os estados e o Distrito Federal terão, com base no Censo Demográfico de 2022.
Pela proposta, os estados que mais ganham deputados federais são Pará e Santa Catarina: quatro cada. Com isso, a bancada paraense passaria dos atuais 17 parlamentares para 21.
O texto do projeto não altera o número total de deputados na Câmara (513) e nem o número mínimo e o máximo, 8 e 70 respectivamente, por estado.
Apenas redistribui as vagas, com algumas unidades da federação perdendo e outras ganhando representantes. São Paulo, por exemplo, continua com 70 deputados, enquanto Acre e Rondônia continuam com 8.
Ainda pela proposta, Amazonas ganha dois deputados; e Ceará, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso ganham um cada. Os estados que perdem deputados são Rio de Janeiro (4), Paraíba (2), Bahia (2), Rio Grande do Sul (2), Piauí (2), Alagoas (1) e Pernambuco (1).
Foto: Celso Lobo (AID/ALEPA)