Para exportação de carros elétricos, fabricantes chinesas irão adquirir 21 novas embarcações

Para exportação de carros elétricos, fabricantes chinesas irão adquirir 21 novas embarcações

Nos próximos dois anos, pelo menos duas montadoras chinesas irão adquirir 21 novas embarcações para atender à demanda crescente de suas marcas de carro. Assim, a China consolidou sua posição como um importante exportador de carros elétricos. A BYD planeja incorporar sete novos navios movidos a GLP para enviar seus carros, especialmente para a Europa e América do Sul.

Enquanto isso, a SAIC, visando principalmente a Europa, planeja ter 14 navios ro-ro em operação nos próximos três anos. Em 2023, a China superou o Japão na exportação de carros. No entanto, até novembro do ano passado, a China contava com apenas 40 navios ro-ro, transportando 110.000 veículos.

Em comparação, o Japão tinha capacidade para transportar 1,6 milhão de carros e a Noruega, 930 mil. Para atender à crescente demanda, as montadoras chinesas estão investindo em navios de baixa emissão de CO₂, considerando os cálculos de tributação na Europa que levam em conta as emissões desde a produção até o uso do veículo.

Isso impulsiona a atividade nos estaleiros chineses, que já são bastante ativos. Isso abrange desde o consumo de energia para operar as linhas de montagem nas fábricas até o transporte dos carros para as concessionárias.

Conscientes de que os navios emitem uma quantidade significativa de poluentes na atmosfera, as montadoras optaram pelo GLP como uma solução. O Explorer Nº1, da BYD, é o primeiro navio ro-ro desse tipo, utilizando gás natural para reduzir a pegada de carbono no processo de produção, distribuição e comercialização de seus carros.

Foto: reprodução

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