Pará recebe nova Caderneta da Criança para distribuir às maternidades públicas e privadas

Foto: José Pantoja/Sespa

O Estado do Pará já recebeu do Ministério da Saúde a nova edição da Caderneta da Criança, que agora inclui as vacinas contra Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação. A 6ª edição da Caderneta da Criança foi lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 5 de abril, durante a comemoração do centenário do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A nova edição mudou as cores de capa, sendo verde para meninos e roxo para meninas.

Segundo a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Ana Cristina Guzzo, as cadernetas já foram enviadas aos Centros Regionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e estarão disponíveis nas maternidades públicas e privadas. “A Caderneta da Criança é um documento importante para o acompanhamento e desenvolvimento não apenas da saúde da criança, mas também para o acompanhamento das situações relacionadas às áreas de Educação e Assistência Social”, informou.

A caderneta serve como registro de saúde abrangente para crianças até 9 anos, que inclui o histórico de vacinação e orientações sobre desenvolvimento físico e mental, e até mesmo aspectos da educação, direitos garantidos e prevenção à violência, além de ser um documento técnico, que apoia todas as ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).

É uma ferramenta importante, tanto para os responsáveis quanto para os profissionais de saúde, por oferecer uma visão completa do bem-estar da criança, com base em informações atualizadas sobre aleitamento materno, alimentação saudável, desenvolvimento da visão e audição, saúde bucal e até recomendações para uso seguro de eletrônicos.

Cobertura vacinal – Para a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, o retorno desse documento, incluindo a vacina contra Covid-19, é importante também para estimular e elevar a cobertura da vacina Pfizer Baby, que protege contra essa grave doença respiratória que, desde 2020, já acometeu 39.348 crianças de 0 a 9 anos no Pará”, ressaltou a titular da Sespa.

A imunização de crianças contra a Covid-19 é feita com a vacina Pfizer Baby, dividida em três doses: aos 6, 7 e 9 meses. A meta anual é vacinar 585.177 crianças rotineiramente, sendo 48.682 por mês.

Segundo a Coordenação Estadual de Imunizações, de janeiro até esta segunda-feira (22), 103.845 crianças tomaram a 1ª dose; 99.842 tomaram a 2ª dose e 33.726 receberam a 3ª dose da vacina, representando uma cobertura vacinal de apenas 6%.

De acordo com o Ministério da Saúde, todas as regiões do Brasil já foram contempladas com 6,4 milhões de exemplares da Caderneta da Criança. O documento também está disponível de forma digital pelos links: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_menino_passaporte_cidadania.pdf https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_crianca_menina_6ed.pdf

(Com informações complementares da Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *