Pará registra avanços na alfabetização infantil com aumento de crianças leitoras

Pará registra avanços na alfabetização infantil com aumento de crianças leitoras

Dados de 2025 mostram que 36,5% dos alunos do 2º ano já leem fluentemente; programa estadual amplia apoio aos municípios

O Pará alcançou progressos significativos na alfabetização de crianças em 2025, segundo os resultados da Avaliação Diagnóstica de Fluência Leitora. Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mostram que 36,5% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental já são leitores fluentes, enquanto 40% estão no nível 4 de pré-leitura – um avanço em relação a 2024, quando esses percentuais eram de 34,8% e 25%, respectivamente. O secretário Rossieli Soares destacou a importância da alfabetização como base para o sucesso escolar e reforçou a necessidade de continuar avançando.

O Programa Alfabetiza Pará, lançado em 2023, tem sido fundamental nesse processo, oferecendo formação docente, materiais didáticos e avaliações periódicas. Neste ano, a rede pública registrou 94,9% de participação na avaliação, com correção automatizada por Inteligência Artificial (IA). Gabriela Bonfim, coordenadora do programa, explicou que os municípios já podem acessar os dados por aluno para direcionar estratégias de ensino. “O objetivo é que todas as crianças terminem o 2º ano alfabetizadas”, afirmou. A iniciativa fortalece a educação em regime de colaboração com os 143 municípios participantes, combatendo defasagens e evasão escolar.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *