Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará
No Pará, crimes de roubo e homicídio apresentaram redução de 32% e 19%, respectivamente, no segundo final de semana de julho. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria-Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), nesta terça-feira (16).
O levantamento comparou o segundo final de semana do veraneio, sexta-feira a segunda-feira (12 a 15 de julho), com o mesmo período de 2023, quando é executada a Operação Verão em mais de 90 localidades do Estado.
O titular da Segup, Ualame Machado, considera os números positivos, diante da intensa movimentação de veranistas nos principais balneários do Pará nesta época do ano.
“Nós sempre buscamos aprimorar as ações das forças de segurança avaliando o que foi executado no ano anterior, e adequando aquilo que podemos melhorar, a fim de garantir a segurança da população e obter sempre melhores resultados em relação ao que já alcançamos. Diante dessas ações, já temos uma parcial dos dois primeiros finais de semana da Operação Verão, e especialmente neste segunda já se pode comprovar a redução em crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos, e também contra a vida, que são os homicídios”, informou o secretário.
Em números absolutos, de 12 a 15 de julho de 2024 foram computados 26 homicídios em todo o Pará, enquanto no mesmo período do ano anterior houve 32 ocorrências. Em relação ao crime de roubo, no mesmo período, em 2024 e 2023, foram registrados, respectivamente, 327 e 479 casos – redução de 152.
Em Belém – As ações também foram intensificadas na Região Metropolitana de Belém, onde foi registrada a redução de 43% no número de homicídios, no período de 12 a 15 de julho – respectivamente, sete e quatro ocorrências em 2023 e 2024. Em relação a roubo, a queda foi de 35% ao comparar 2023, quando houve 299 casos, com 2024 (193 ocorrências no período).
Crimes contra a mulher – Os dados do segundo final de semana relacionados ao crime de importunação sexual também apresentaram redução de 61% no Estado, e 60% na RMB. Em 2023, foram computadas 18 ocorrências em todo o Estado e cinco na Região Metropolitana, enquanto que neste ano foram registrados sete casos no Estado e dois na RMB.
“O nosso planejamento operacional para esse período inclui o combate a todo e qualquer tipo de crime. Entretanto, estamos atuando muito fortemente no combate aos crimes contra grupos vulneráveis, e isso inclui as mulheres, para que possamos reduzir, cada vez mais, qualquer delito direcionado a elas e garantir o direito à diversão com segurança”, enfatizou Ualame Machado.
Entre as ações desenvolvidas no âmbito da Operação Verão 2024 está a Campanha “Não é Não”, conduzida pela Diretoria de Política de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) da Segup, em parceria com os órgãos de segurança, que orienta e conscientiza sobre o crime de importunação sexual contra a mulher.
Produtividade – Da última sexta-feira (12) até esta segunda (15) foram registradas mais de 9.400 abordagens, sendo: 4.628 a pessoas; 73 a ônibus; 4.674 a motociclistas e ciclistas, e mais de 60 a embarcações fluviais.
Desde o início da Operação Verão, em 5 de julho, até este último final de semana, de 12 a 15, foram efetuadas ainda 148 prisões, sendo 20 por alcoolemia, e 850 boletins de ocorrência registrados, além da apreensão de mais de 7 quilos de entorpecentes.
As equipes integradas fiscalizaram ainda 1.542 estabelecimentos, entre bares, restaurantes e casas noturnas, resultando em 51 locais intimados. Desses estabelecimentos, 162 foram fiscalizados devido à poluição sonora, e 51 acabaram intimados.
Agentes da Polícia Civil e do Departamento de Trânsito (Detran) atuaram de forma ostensiva nas ações de prevenção, fiscalização e orientação do tráfego nas vias, por meio da Operação Lei Seca. Até o final de semana foram registradas 130 infrações por alcoolemia e 41 prisões de pessoas que estavam dirigindo alcoolizadas.
Agentes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil já realizaram 20.757 orientações e advertências, além de distribuírem 4.956 pulseiras de identificação para crianças em praias e outros balneários. Os agentes registraram ainda 218 acidentes causados por animais aquáticos e localizaram 138 crianças.
A Operação Verão 2024, coordenada pela Segup, em parceria com os órgãos municipais e federais, prossegue com mais de 5 mil agentes atuando nas ações ostensivas e preventivas em 92 localidades do Estado, até o dia 5 de agosto.