Evento no Hangar em Belém vai reunir 50 mil pessoas e destacar o potencial da agricultura familiar paraense na bioeconomia
De 5 a 8 de junho, o Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, será palco da Feira do Cacau e Chocolate Amazônia e Flor Pará, principal vitrine do agronegócio sustentável na região Norte. Organizado pelo Governo do Pará em parceria com o Sistema Faepa/Senar, o evento posiciona o estado como líder nacional na produção de cacau – responsável por 34,69% da produção brasileira, com destaque para o município de Medicilândia, que sozinho produz 44 mil toneladas anuais. A programação inclui exposições, rodadas de negócios e debates sobre inovação na cadeia produtiva, reunindo agricultores familiares, empresários e especialistas internacionais.
Além de movimentar R$ 358 milhões em ICMS, a cacauicultura paraense se destaca por seu modelo sustentável: “Não desmatamos para plantar cacau; pelo contrário, usamos a cultura para recuperar áreas degradadas”, explica Ivaldo Santana, coordenador do Procacau. Paralelamente, a Flor Pará apresentará o potencial econômico de espécies nativas como antúrios, helicônias e orquídeas, mostrando alternativas de renda para pequenos produtores. Com 32 mil cacaueiros ativos em 169 mil hectares em produção, o Pará consolida-se como referência em bioeconomia amazônica.
Foto: Marco Santos / Ag. Pará