Parque gerador de gás natural de Barcarena terá 2.2 GW de potência

Parque gerador de gás natural de Barcarena terá 2.2 GW de potência

Foto: Augusto Miranda / Ag. Pará

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) recebeu, nesta terça-feira, 6, executivos da Companhia Gás do Pará e da New Fortress Energy (NFE), distribuidora e comercializadora de gás natural, em Barcarena. O encontro foi para discutir os próximos passos da operação do mercado paraense.Foto: Augusto Miranda / Ag. Pará

O diálogo entre os diversos agentes faz parte das atribuições da Agência. “Nós temos uma função muito importante no âmbito da regulação, da fiscalização, da normatização. Mas o nosso maior papel é o de mediar, ajudar as empresas e todos aqueles que vêm para o Pará a desenvolver o nosso estado. Então, estamos sempre prontos a ouvir, contribuir e pensar os caminhos a trilhar nesse mercado do gás que é tão promissor e fazer com que ele se torne cada vez mais uma realidade no nosso país”, afirma o diretor geral da Arcon, Fabricio Costa. 

Barcarena é o município em que está sediado o primeiro terminal de gás natural liquefeito da região norte, em funcionamento desde fevereiro. Conforme o diretor presidente da NFE na região, Paul Moller Steffen, com a consolidação da primeira fase da operação, os planos são de expansão. 

“A New Fortress está aqui no Pará trazendo essa energia positiva, o combustível de transição, que é o gás natural. Também estamos implantando duas termelétricas a gás natural e assim o parque gerador de Barcarena vai contar com 2.2 GW de potência instalada, o que é muito representativo. Tucuruí tem uma capacidade atual instalada de 8.5 GW. Nós vamos estar com uma capacidade de suprir o sistema energético brasileiro de modo muito forte e muito seguro”, comenta o diretor presidente da NFE.

A regulação é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do mercado e por isso, a Arcon tem fortalecido sua atuação para atender às demandas no de gás natural e também nos segmentos de saneamento e energia, a partir da migração de pasta do transporte, que foi muito forte na sua trajetória de décadas. 

“As demandas de gás natural, saneamento e energia exigiam uma Agência com pensamento, com olhar exclusivo para isso, porque são muito grandes e precisam de todo esse olhar. A Arcon está vivendo esse momento, conta com excelentes profissionais que estão se aprimorando cada vez mais, buscando a expertise necessária para oferecer nesses setores a sua contribuição com a sociedade”, complementa o diretor geral da Arcon.

Para o presidente da Gás do Pará, Fernando Flexa Ribeiro, o alinhamento entre os agentes contribui para o desenvolvimento do mercado. “Desde o início da ‘Gás do Pará’, o agente regulador, que é a Arcon, tem sido parceiro das nossas demandas. O mercado só vai estar fortalecido se houver essa parceria entre a concessionária e a reguladora da atividade. A reunião foi ótima, nós vamos inaugurar oficialmente a nossa base de operação em Barcarena. Estamos crescendo no ritmo do Pará, que é como o governador Helder Barbalho sempre nos alimenta. Eu quero agradecer a Arcon por essa parceria que nos faz ter essa segurança que o concessionário da distribuição do gás natural no estado do Pará precisa ter. Juntos somos fortes”, salienta Flexa Ribeiro.

Por Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *