A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria favorito em 2026, caso decida concorrer à reeleição. O levantamento mostra que Lula venceria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno por 51% contra 35%. A pesquisa foi feita antes da internação do petista.
O levantamento realizou 8.598 entrevistas presenciais com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 4 e 9 de dezembro. A margem de erro estimada é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%. De acordo com a pesquisa, Lula superaria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um possível segundo turno, por 52% a 26%.
O petista também aparece à frente do ex-coach Pablo Marçal (PRTB), com 52% contra 27%, e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), por 54% contra 20%. A pesquisa também perguntou se o petista deveria ou não vim à reeleição. 52% dos entrevistados acreditam que o presidente não deveria ser candidato.
Outros 48% pensam o contrário, e acham que ele deve vim. No caso do petista decidir não disputar a reeleição em 2026, o nome mais citado para o substituir foi o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), apontado por 27% dos entrevistados.
O ex-prefeito de São Paulo também sairia vitorioso nos cenários de segundo turno contra Bolsonaro (42% a 35%), Tarcísio (44% a 25%), Marçal (42% a 28%) e Caiado (45% a 19%). Aparecem em seguida como opções, o ex-ministro Ciro Gomes (17%), o vice-presidente Geraldo Alckmin (14%).
Também o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (4%), o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (2%), e a presidente do PT Gleisi Hoffmann (2%). Outros 33% não responderam ou não souberam responder.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil