Três novas espécies de cobras corais do gênero Micrurus, foram descobertas distribuídas pelas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, em partes da Mata Atlântica e da Caatinga.
As espécies foram apresentadas por um estudo publicado na revista científica Systematics and Biodiversity. A publicação tem autoria de pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi, localizado em Belém, do Steinhardt Museum of Natural History e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Os nomes dados pelos pesquisadores às novas espécies de cobras corais foram Micrurus bonita, Micrurus janisrozei e Micrurus anibal. Micrurus bonita é uma homenagem à “Maria Bonita”, personagem histórica do Cangaço e símbolo da cultura nordestina brasileira.
Micrurus janisrozei homenageia o biólogo e especialista em cobras corais Janis A. Roze e a Micrurus anibal faz uma homenagem em memória de Anibal Rafael Melgarejo Gimenez, herpetólogo e toxicologista uruguaio radicado no Brasil que contribuiu para os estudos das cobras brasileiras, especialmente as cobras corais.
A descoberta é resultado da pesquisa de doutorado de Lywouty Nascimento, sob a orientação da Dra. Ana Lúcia Prudente, do Laboratório de Herpetologia do Museu Goeldi.
Foto: Governo Federal