Prefeitura de Belém abre inscrições a novos cursos de qualificação do programa Donas de Si

Foto: Ascom/Banco do Povo

A Prefeitura de Belém, por meio do Banco do Povo, abre inscrições para novas turmas de cursos do programa de qualificação profissional gratuito Donas de Si. Serão ofertadas 302 vagas distribuídas em 17 turmas de 15 cursos que foram contratados junto aos Serviços Nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e Industrial (Senai). 

De forma presencial, as inscrições estarão abertas nos dias 15, 16 e 17 de abril (de segunda a quarta-feira), na sede do Banco do Povo (Av. Nazaré, 669, esquina com a Tv Quintino Bocaiúva, bairro Nazaré), das 8 às 12h. Informações detalhadas estão no site bancodopovo.belem.pa.gov.br .

Mais de 2.600 pessoas já foram qualificadas pelo Donas de Si, em Belém, desde 2021. Entre os destaques desta chamada pública estão cursos inéditos voltados para as oportunidades de emprego e renda que surgirão com a COP-30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas que acontecerá em Belém, em novembro de 2025. É o caso dos cursos dedicados às áreas da construção civil (eletricista, encanador, soldador e mecânico de refrigeração e climatização) e de eventos (operador de áudio, barista e fotografia com smartphone).

Também serão ofertados novos cursos da área de moda (modelista e costureiro industrial) e cursos que já foram ofertados anteriormente pelo programa Donas de Si, como das área de estética (Básico de corte de cabelo, corte masculino com máquina, penteado, maquiagem para pele negra) e de informática (Excel).

“Desejamos que a população de Belém se prepare para ocupar as vagas de trabalho que irão surgir com a COP-30. Em janeiro deste ano, ofertamos vários cursos, incluindo os de camareira, recepcionista e agente de limpeza, voltados ao setor de hotelaria. Essas turmas foram concluídas e abrimos quatro novas com o cadastro de reserva que se formou no ato de inscrição. Dessa vez, estamos investindo em cursos do setor da construção civil. Esperamos atender as expectativas das pessoas que estão em busca de oportunidades de trabalho”, destaca a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão.

Política do Cuidado 

Esta chamada pública de inscrição, que será a segunda realizada este ano, vai ofertar também cursos da política do cuidado, dentro da perspectiva de profissionalização de quem cuida, com os cursos de Cuidador de Idoso e de Cuidador Infantil. O cuidado é um tema a que a Prefeitura de Belém tem se dedicado desde 2022, com o projeto piloto Ver-o-Cuidado, parceria com a ONU Mulheres, para criar o Sistema Municipal do Cuidado. O projeto tem sido referência para outras cidades e ao próprio governo federal, além de outros países.

Os certificados do Senai e do Senac são válidos em todo o território nacional e também em Portugal e nos países do Mercosul. “O aprendizado deixado pelo Donas de Si será um importante legado capaz de melhorar a vida de várias pessoas”, acrescenta. Ao final dos cursos, os alunos poderão cadastrar os currículos no Sistema Nacional de Emprego (Sine) por meio do Portal do Trabalhador, da Secretaria Municipal de Economia (Secon).

Quem pode participar

O Donas de Si foi desenvolvido para apoiar mulheres, especialmente as mães solo e em condição de vulnerabilidade social com vistas ao empoderamento econômico. Mas com a abertura de inscrições ao público, atualmente os homens representam pouco mais de 10% do público atendido pelo programa. “Queremos estimular as mulheres a se interessarem pelos cursos da construção civil que estamos ofertando, inclusive, de modo a enfrentar a ideologia dominante da divisão sexual do trabalho, que naturaliza as atribuições entre homens e mulheres”, acrescenta a coordenadora do Banco.

Para participar, é necessário residir em Belém. Alunos que já realizaram outros cursos pelo Donas de Si podem participar, desde que não tenha ultrapassado o limite de três cursos por CPF. A maioria dos cursos ofertados nesta chamada tem a idade mínima de 18 anos como pré-requisito, exceto os de Excel, que exige o mínimo de 14 anos; Fotografia com Smartfone, 15 anos; Maquiagem para pele negra, Modelista e Mecânico de Refrigeração e Climatização residencial,16 anos; e Penteado, 17 anos. Os menores de 18 anos devem comparecer pessoalmente ao ato de inscrição acompanhados dos pais ou responsáveis devidamente documentados.

É importante conferir no site do Banco do Povo de Belém os pré-requisitos para cada curso, pois alguns exigem conhecimento prévio, como corte masculino com máquina e Excel. A maioria dos cursos exige escolaridade mínima, como Barista, que requer o ensino médio completo; Cuidador de Idoso, Cuidador Infantil, Mecânico de Refrigeração, Soldador, Eletricista e Encanador exigem ensino fundamental completo; enquanto outros, como Excel, Modelista e Costureiro Industrial pedem o ensino fundamental II incompleto, ou seja, o aluno tem que ter cursado até pelo menos o 5º ano (quando termina o fundamental I).

Como participar

As pessoas interessadas devem escolher o curso e se dirigir à sede do Banco do Povo na data e horário correspondentes para realizar as inscrições. Elas devem apresentar os seguintes documentos: originais e cópias do RG e CPF e dos comprovantes de escolaridade (histórico, certificado de conclusão ou declaração) e de residência (comprovante no nome do aluno ou dos pais ou, ainda, declaração de aluguel ou moradia emitido pelo proprietário do imóvel). E, nos cursos de Excel e Corte masculino com máquina, que exigem conhecimento prévio, podem ser apresentados certificado ou declaração. As vagas ofertadas serão preenchidas por ordem de chegada e o público excedente poderá se inscrever em cadastro de reserva. 

No site bancodopovo.belem.pa.gov.br  confira os cursos, instituições de ensino, vagas disponíveis, pré-requisitos, data da inscrição, período, endereços e horários de aulas, conteúdo a ser ensinado.

 As vagas disponíveis serão distribuídas nos seguintes cursos:

– Barista (Senac);
– Corte masculino com máquina (Senac); 
– Cuidador de idoso (Senac);
– Cuidador infantil;   
Excel (Senac);
– Operador de áudio (Senac);
.- Mecânico de refrigeração e climatização residencial  (Senai);
– Modelista (Senai);
– Costureiro industrial de vestuário (Senai);
– Básico de Corte de Cabelo (Senac);
– Maquiagem para pele negra (Senac);
– Eletricista instalador predial (Senai);
– Encanador instalador predial (Senai);
– Soldador a arco elétrico e oxiacetilênico;
– Penteado (Senac);
– Fotografia com smartphone (Senac).

Por Enize Vidigal, Agência Belém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *