Professora que teve câncer encontra veneno com potencial contra a doença

Professora que teve câncer encontra veneno com potencial contra a doença

Márcia Mortari é professora de biologia da Universidade de Brasília (UnB), e desenvolveu um tumor na mama, o câncer. Ela sempre pesquisou como a natureza pode ser fonte de remédios contra doenças.

Após o câncer, a cientista teve as substâncias e as moléculas com potencial contra o câncer como seu principal foco de interesse. Nessa nova fase, a cientista e sua equipe descobriram que o veneno da espécie de marimbondo Chartergellus communis tem propriedades antitumorais.

Em laboratório, foi possível verificar que a substância produzida pelo inseto é capaz de matar células de câncer de mama e de melanoma, o tipo mais agressivo de tumor de pele. Apesar de endêmica no Brasil, a espécie de marimbondo não havia sido estudada anteriormente.

Para os pesquisadores, analisar as mais de 200 substâncias presentes no veneno foi um desafio. A proteína chartergellus-CP1 encontrada no veneno conseguiu destruir as células tumorais de dois subtipos: o HR+ e o triplo negativo, que é um dos de mais difíceis de serem tratados.

A pesquisa in vitro teve os primeiros resultados publicados na revista Toxicology em 2022 e, desde então, a equipe de Mortari vem testando como aproveitar a chartergellus-CP1 em uma medicação.

Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *