Segundo dados divulgados ontem pelo Atlas da Violência 2024, produzidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mais uma vez o Pará alcança reduções importantes nos índices de criminalidade.
O relatório destaca o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), criado em 2019 pelo Governo do Estado do Pará – primeiro ano sob a gestão do governador Helder Barbalho.
O objetivo era de levar obras e serviços, e assim reduzir a vulnerabilidade social e a violência em bairros com alto índice de criminalidade na Região Metropolitana de Belém.
O texto destaca que a Região Metropolitana de Belém tem sido foco de investimentos do Estado em equipamentos, com definição de áreas prioritárias de intervenção, como o programa Territórios pela Paz (TerPaz), de caráter preventivo.
O Atlas da Violência traça uma linha do tempo com dados sobre o número de homicídios registrados por unidade federativa e sobre a taxa de homicídios por 100 mil habitantes de 2012 até 2022.
O Atlas destaca a linha de tempo entre os anos de 2017 e 2022, período em que o Pará registrou queda de -36,6%% no número de homicídios. Com relação à taxa por 100 mil/hab, em 2017 o Pará teve a 6ª maior do Brasil, com 55,3 mortes por homicídio por cada grupo de 100 mil habitantes. O registro mostra que, em 2022, essa taxa caiu para 32,9.
Foto: Pedro Guerreiro – Agência Pará