Foto: Luís Tajes/ASN
Mesmo se existisse no Brasil somente a agricultura familiar, ainda assim, o país seria um dos maiores produtores de alimentos do mundo, se posicionando em oitavo lugar, segundo dados do Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023. Estimado em cerca de 4,8 milhões de propriedades, o pequeno negócio rural vem sendo acompanhado diariamente pelo Sebrae, registrando ganhos de produtividade, faturamento, formalização e acesso a novos mercados. Somente nos últimos quatro anos, a instituição realizou mais de 1 milhão de atendimentos voltados aos pequenos produtores, disponibilizando para o setor diferentes ferramentas e programas, como o Sebraetec, o Juntos pelo Agro, Agronordeste, Produzir Brasil e Brasil à Mesa.
Apesar de representarem aproximadamente 80% dos estabelecimentos rurais no Brasil e responderem por 23% do valor bruto da produção agropecuária do país, o pequeno negócio rural ainda enfrenta desafios estruturais, como o acesso a tecnologias, ao crédito, ao mercado e a políticas de incentivo, bem como a necessidade de capacitação, aumento de competitividade e sustentabilidade. “É essa realidade que o trabalho do Sebrae tem procurado modificar, já colhendo bons frutos”, avalia o analista de agronegócio do Sebrae Nacional Victor Rodrigues Ferreira, destacando o ganho que a agricultura familiar e suas cooperativas terão no novo Plano Safra com a disponibilidade de crédito garantido pelo Fundo de Amparo às Micro e Pequenas Empresa (Fampe).
Inovação, gestão e empreendedorismo estão na linha de frente do trabalho voltado ao pequeno negócio no campo. Com o atendimento médio anual de 137 mil produtores rurais, muitos do setor, que vêm sendo acompanhados pela Unidade de Competitividade do Sebrae, têm registrado ganhos no faturamento, que chegaram a 17% nas operações em 2023. O acesso a novos mercados locais e internacionais e o incremento da produtividade, obtidos a partir de implantação de metodologias como o ALI Rural e soluções fornecidas pelo Sebrae, têm sido determinantes para o desenvolvimento no campo.
Com o Sebraetec, o Sebrae tem contribuído com a difusão de várias metodologias voltadas à inovação. Victor Rodrigues Ferreira destaca as ações relacionadas às boas práticas agrícolas e à melhoria genética, impactando fortemente nos resultados, como por exemplo, no setor leiteiro, onde já se observa incrementos de mais de 10% na produção. A inovação tem envolvido também na obtenção do cadastro ambiental rural, através de programas de recuperação de áreas degradadas e norteamento da gestão ambiental da propriedade.
A partir de soluções em gestão, os pequenos produtores rurais têm investido na obtenção de certificação de produto orgânico, o que vem permitindo a abertura de novos mercados, inclusive, para atendimento do consumidor externo. Na lista de atendidos do Sebrae figuram produtores exportadores de Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte. São pequenos fruticultores, produtores de cafés especiais, que estão colocando produtos nos mercados europeus, da América do Norte, no mercado asiático, entre outros.
A Alemanha compra o nosso café especial, a China, nosso melão, e os consumidores estadunidenses buscam pelas nossas mangas e mamão,
Victor Rodrigues Ferreira, analista de agronegócio do Sebrae Nacional
Dois produtos se destacam nesse trabalho de melhoria da gestão: o programa Negócio Certo Rural, voltado para produtores de baixa escolaridade, onde aprendem sobre ferramentas de controle do negócio; e – em um nível mais completo – o Sebrae oferece o Qualidade Total Rural, onde o produtor encontra base para implementação da metodologia 5S em seu negócio.
Quando colocados em evidência seus programas de incremento do empreendedorismo, o Sebrae encontra ainda pela frente um grande público potencial. Estima-se que o país tenha, hoje, mais da metade de pequenos produtores rurais não formalizados.
Muitos desse público têm demonstrado interesse por questões ligadas ao empreendedorismo. É nosso desafio trazer esses produtores para a formalização, conectando-os com novos mercados, agregando valor ao produto e estimulando o acesso de mercado diferenciado,
Victor Rodrigues Ferreira, analista de agronegócio do Sebrae Nacional
Soluções voltadas para o pequeno produtor rural
Entre os vários programas e ferramentas oferecidos pelo Sebrae ao pequeno produtor rural, se destacam:
ALI Rural – projeto de extensionismo tecnológico que tem fortalecido a Inovação Rural no campo e proporcionado ganhos de faturamento e novos canais de comercialização para pequenos produtores.
Sebraetec – é um produto do Sebrae que disponibiliza serviços tecnológicos para sua empresa, conecta os pequenos negócios a uma ampla rede de prestadoras de serviços tecnológicos, que atendem em todo território brasileiro.
Juntos pelo Agro – trata-se de uma parceria entre o Sebrae e o sistema CNA/Senar, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de produtores rurais. A iniciativa visa proporcionar a melhoria do ambiente de negócios do setor e da imagem do agronegócio brasileiro junto à sociedade por meio de articulações conjuntas.
Programa Agronordeste – criado para apoiar, capacitar e ampliar a eficiência produtiva e o desenvolvimento comercial dos pequenos produtores do nordeste, o programa possui uma estratégia voltada para a valorização de produtos com aspectos locais e para a preocupação ambiental desde o início do processo até o descarte final.
Produzir Brasil – iniciativa estratégica do Governo Federal, o programa visa levar prosperidade aos produtores assentados, beneficiários da reforma agrária, de forma que reduza as dependências de ações diretas do Estado e melhore a qualidade de vida das famílias assentadas.
Brasil à Mesa – esta plataforma funciona como uma vitrine virtual, que possibilita aos pequenos produtores divulgarem seus negócios com informações essenciais, como os contatos e os produtos das empresas, para que as partes interessadas possam dar um primeiro passo na negociação. O objetivo é agregar valor aos pequenos negócios rurais, possibilitar o fornecimento de produtos de qualidade e estabelecer uma comunicação entre ofertantes e possíveis clientes.
Sebrae 52 anos
Em 2024, o Sebrae celebra 52 anos de existência, com atividades em torno da inovação, inclusão e sustentabilidade. A instituição apoia o desenvolvimento de novos negócios, promovendo a melhoria das políticas públicas em favor do empreendedorismo, com atuação destacada no estímulo à competitividade. Com ampla capilaridade em todos os estados, o Sebrae contribui para a modernização constante dos pequenos negócios e para inclusão social, por meio da geração de emprego e renda. Os pequenos negócios são essenciais para a economia do Brasil e representam hoje 95% das empresas, respondem por 30% do PIB e são os maiores geradores de emprego e renda.
Por Agência SEBRAE de Notícias