Seca no Amazona já afeta 10 mil pessoas e causa vários problemas

Seca no Amazona já afeta 10 mil pessoas e causa vários problemas

Situado no sudoeste do Amazonas a 1.200 km de Manaus, o município de Envira, com seus mais de 17 mil habitantes, já sente os efeitos devastadores daquela que pode ser a maior seca dos últimos anos no estado, conforme alerta o governo estadual.

Aproximadamente dez mil pessoas estão sendo impactadas pelo fenômeno, que tem isolado comunidades, encalhado embarcações e dificultado o abastecimento de insumos no município.

A previsão é que essa situação crítica, já visível em Envira, se espalhe por todo o estado. No ano passado, Envira também foi afetada pela seca, que isolou comunidades e causou problemas de abastecimento. No entanto, neste ano, a estiagem começou mais cedo.

Em 16 de julho de 2023, o Rio Tarauacá, que banha a cidade, tinha uma profundidade de 8,55 metros. Um ano depois, a profundidade é de apenas 5,26 metros.

A situação no Rio Jurupari é ainda mais alarmante: na sua foz, as águas estão tão baixas que é possível atravessar a pé entre as duas margens, com o nível de água caindo de 6,77 metros no ano passado para 1,22 metro atualmente.

Foto:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *