Durante uma reunião que contou com a presença de criadores de gado, representantes da indústria de carne e especialistas do setor agrícola, o Governo do Pará formou 70 operadores de rastreabilidade bovina e identificou 180 animais no Sistema de Rastreabilidade Individual Bovídea do Pará (SRBIPA). O encontro, ocorrido no último dia 26 na fazenda Itaipavas, localizada em Piçarra, discutiu avanços tecnológicos na pecuária, gestão sustentável e o reconhecimento da produção de carne para novos mercados.
A agenda englobou conferências sobre a saúde animal, a identificação individual de bovinos e a aplicação de tecnologia na pecuária, além de expor as iniciativas do Programa Pecuária Sustentável. O SRBIPA possibilita o acompanhamento de toda a jornada do gado e assegura a sua saúde através de dois elementos de identificação: um brinco visual amarelo e um brinco eletrônico azul com tecnologia RFID.
Os operadores de rastreabilidade (OPRs), habilitados pela Adepará, têm a tarefa de implementar o sistema nas propriedades rurais. A MSD Saúde Animal e o Grupo Pontes apoiaram o evento.
Foto: Agência Pará