Sites de comércio eletrônico que mais vendem celulares irregulares são divulgados pela Anatel

Sites de comércio eletrônico que mais vendem celulares irregulares são divulgados pela Anatel

Uma lista foi divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Nessa lista consta os sites de comércio eletrônico que foram fiscalizados e apresentaram anúncios de celulares sem certificação oficial do órgão regulador e que entraram no Brasil de forma irregular, como, por exemplo, via contrabando.

Esses sites foram alvos da medida cautelar publicada nesta sexta-feira, 21, com novas regras para o combate à pirataria. A Amazon e o Mercado Livre ficaram nas piores colocações.

Na Amazon, 51,52% de todos os anúncios de celulares se referem a produtos não homologados, de acordo com fiscalização da Anatel. No Mercado Livre, o patamar foi de 42,86%. Dessa forma, Amazon e o Mercado Livre foram classificadas como “não conformes” por descumprirem a legislação, que proíbe a venda de itens não homologados.

Portanto, precisam excluir os anúncios e implantar as medidas determinadas pela Anatel. Caso contrário, ficarão sujeitas a multa e até ter os sites tirados do ar. A Lojas Americanas (22,86%) e o Grupo Casas Bahia (7,79%) foram classificados como “parcialmente conformes” e também precisarão realizar ajustes.

O melhor desempenho foi do Magazine Luiza, que não teve registros de anúncios de celulares ilegais na sua plataforma. Portanto, foi determinada “conforme” com os preceitos da Anatel. A fiscalização nos sites aconteceu entre os dias 1º e 7 de junho A ferramenta de varredura da Anatel tem um grau de precisão de 95%.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *