UFPA torna-se a primeira instituição pública do Pará a integrar a maior simulação jurídica global

UFPA torna-se a primeira instituição pública do Pará a integrar a maior simulação jurídica global

A estreia da Universidade Federal do Pará (UFPA) na Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition, a mais prestigiosa competição de simulação legal global, ocorre este mês. A delegação da Faculdade de Direito (FAD), ligada ao Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), irá representar o Pará na etapa nacional do evento, marcada para os dias 20 a 22 de fevereiro em Brasília.

Esta participação representa um avanço significativo para a instituição, tornando-se a primeira universidade pública do Pará a participar deste prestigioso torneio. A UFPA participou através de uma ação estudantil apoiada pela ILSA e pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da instituição, incluindo a professora Dra. Mariana Monteiro de Matos juntamente com os docentes Dr. Proto e Dr. Rodrigo Céspedes e Breno Magalhães Baía.

A equipe é formada por cinco estudantes e dois professores, que irão a Brasília para disputar contra algumas das mais prestigiadas universidades do país. No torneio, as equipes têm a tarefa de debater um caso fictício de Direito Internacional, criado por acadêmicos de renome no campo.

Cada equipe apresenta dois memoriais escritos e participa de duas apresentações orais, alternando entre as posições de “Requerente” e “Requerido” perante um corpo de jurados. Esta vivência oferece aos alunos uma vivência prática nos obstáculos da advocacia internacional, melhorando suas competências em argumentação, pesquisa legal e colaboração em grupo.

Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *