Foto: Raoni Figueiredo/Ag Pará
Desde quando a primeira UsiPaz foi entregue à população, em 2021, os complexos de cidadania do Governo do Pará têm se fortalecido como um dos mais bem sucedidos programas de cidadania do país. Hoje, as unidades chegaram a marca de mais de 800 mil atendimentos à população só neste primeiro semestre de 2024. Um balanço realizado pela Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac) apontou os números, obtidos a partir da soma dos trabalhos realizados em todas as Usinas da Paz.
As Usinas ofertam mais de 70 serviços intersetoriais, como cursos profissionalizantes, reforço escolar e preparatório para o Enem, oficinas, eventos culturais e esportivos, além de ações de cidadania, como emissão de documentos, e saúde, como atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos. Todas as ações são disponibilizadas de forma gratuita à população, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros.
Dentro do contexto da segurança pública, as Usinas da Paz têm contribuído para a redução da criminalidade. Somente no primeiro semestre de 2024, bairros atendidos pelos complexos estaduais obtiveram resultados expressivos, como a redução de 14,3% em crimes violentos no bairro Guamá, além da redução nos índices de roubo nos bairros do Icuí-Guajará, em Ananindeua, Jurunas, Condor, Guamá e Terra Firme, em Belém, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Usinas da Paz
Atualmente, 9 Usinas estão em pleno funcionamento, sendo 7 na Região Metropolitana de Belém (nos bairros da Cabanagem, Bengui, Guamá, Terra Firme e Jurunas/Condor) na capital; Icuí Guajará, em Ananindeua e Nova União, em Marituba, além de duas Usinas localizadas na região sudeste do Estado, nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás.
As Usinas da Paz fazem parte de um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), que desenvolve a cultura de paz em territórios paraenses, com foco na inclusão social e geração de oportunidades para a população. Desde 2021, quando a primeira UsiPaz foi entregue, os complexos de cidadania do Governo do Pará têm se fortalecido como parte fundamental de um dos mais bem sucedidos programas de cidadania do país.
Por onde passam, as UsiPaz têm transformado a vida de milhares de pessoas por meio de ações e serviços que abrangem áreas cruciais para a transformação social, como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.
Laudicéa Rabelo, 62 anos, é uma das frequentadoras da Usina da Paz Cabanagem, em Belém. No Complexo, ela encontrou nos cursos de culinária uma oportunidade de crescimento profissional. “Antes, era cabeleireira, mas optei pela culinária. A Usina transformou a minha vida. Aqui fiz cursos e criei novas amizades”, disse.
Quem também teve a vida transformada pela Usina da Paz foi a vendedora Ana Cláudia La Roque, frequentadora da Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro, no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua. Por meio dos cursos de gastronomia, ela conseguiu investir em seu próprio negócio. “Agora, tenho uma renda, que sustenta a minha casa, e a oportunidade de vender meus produtos.” afirmou.
Mais Usinas – Além das Usinas já em funcionamento, outras 28 já estão em construção, nos municípios de Altamira, Marabá, Bragança, Cametá, Abaetetuba, Castanhal, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá,. Portel, Moju, Parauapebas, Óbidos, Salinas, Benevides, Tomé-Açú, Icoaraci e São Félix do Xingu.
Segundo a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, a expectativa é que, até o final do ano de 2026, o Pará tenha 40 novas Usinas espalhadas por diversos municípios.