A suspensão imediata da comercialização, distribuição e consumo de 30 lotes de sete produtos da marca Dori Alimentos foi determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A medida foi tomada após a identificação de um possível risco de contaminação por salmonella em balas produzidas na fábrica da empresa localizada em Rolândia, no Paraná.
A decisão da Anvisa, publicada no Diário Oficial da União (DOU), abrange diversos tipos de balas, incluindo iogurte, bolete, hortelã e morango recheado.
A lista completa dos lotes afetados pode ser encontrada no site da agência. A medida é válida em todo território nacional. A salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar e pode provocar sintomas como vômito, diarreia, febre e dores abdominais.
A contaminação ocorre, geralmente, por conta de alimentos ou bebidas contaminados e os sintomas surgem geralmente entre 6 e 72 horas após a ingestão.
Dori
No site, a empresa alerta que a ingestão de Salmonella muenchen pode causar infecção gastrointestinal, cujos sintomas mais comuns são: dor abdominal, diarreia, febre e vômito.
A Dori informa ainda que os pontos de venda e estabelecimentos varejistas “foram orientados a interromper imediatamente a venda desses produtos, e o processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada já foi concluído”.
Aos consumidores que tenham comprado as balas dos lotes contaminados, a empresa alerta que o produto não deve ser consumido.
“Entrem em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Dori Alimentos, pelo telefone 0800 707 4077, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 e aos sábados das 8:00 às 12:00, ou por e-mail ([email protected]), para o esclarecimento de dúvidas sobre o recolhimento e/ou sobre o processo de reembolso, sem quaisquer custos aos consumidores.”
Foto: reprodução