Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) anunciou abertura de um processo seletivo para compor o Comitê Gestor do Fundo da Amazônia Oriental (CGFAO), visando selecionar uma organização da sociedade civil que tenha relevância comprovada na área socioambiental. O processo ficará aberto até o próximo dia 6 de agosto.
O edital estabelece que será disponibilizado um assento para instituições que demonstrem significativa contribuição social e ambiental no estado. A ação promove a colaboração financeira e o desenvolvimento sustentável na região.
O secretário de Meio Ambiente do Pará, Mauro O’de Almeida, destaca a importância do processo seletivo: “A seleção para o Comitê Gestor do Fundo da Amazônia Oriental é fundamental para garantir que as organizações mais comprometidas com as causas socioambientais possam contribuir efetivamente para a gestão dos recursos. Este processo, ao mesmo tempo, fortalece a governança e assegura que o Fundo seja utilizado de maneira a promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo para nossa região. Contamos com a participação de instituições que tenham um histórico comprovado de impacto positivo, para que possamos avançar na proteção e preservação da nossa Amazônia”.
A inscrição deve ser realizada com o envio de um e-mail para [email protected] , acompanhado da documentação listada no edital.
A Comissão Técnica de Seleção (CTS) será responsável pela análise das inscrições e pela organização do processo, que também poderá ser acompanhado no site da Semas. Após o período de inscrição, a CTS dará início à etapa de habilitação, onde os documentos apresentados serão checados para garantir que atendem aos critérios estabelecidos.
Sobre o FAO – O Fundo da Amazônia Oriental (FAO) é uma estratégia de financiamento instituída pelo Governo do Pará em 2019 como instrumento de colaboração privada ao alcance das metas de políticas públicas de meio ambiente e desenvolvimento no Estado. Entre os objetivos está a contribuição para a redução do desmatamento ilegal e de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) no território paraense, além do cumprimento de metas previstas nas políticas públicas de meio ambiente e desenvolvimento no Pará.
A seleção da organização visa fortalecer a governança e a participação da sociedade civil na gestão dos recursos do Fundo da Amazônia Oriental, essencial para a proteção e desenvolvimento sustentável da região.
As organizações interessadas no processo seletivo podem consultar o edital completo e demais publicações no site oficial da Semas.