Foto: Ascom SEOP
A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em conjunto com a Prefeitura de Salinópolis, coletou, durante o mês de julho, mais de 20 mil toneladas de lixo e entulhos no centro, entorno das orlas e nas praias do município. A ação do Governo do Pará tem o objetivo de garantir a segurança e comodidade da população no verão, uma vez que os balneários da cidade são um dos mais procurados no período.
A iniciativa do Estado, que nos finais de semana aconteceu de 5h às 22h, envolveu 8 caçambas truck com 10 viagens diárias; 2 pá mecânica e 2 retroescavadeiras recolhendo entulho e lixo das praias; 8 caminhões papa-lixo com 4 viagens diárias, fazendo o recolhimento de lixo doméstico; e uma equipe de 40 pessoas recolhendo os mais diversos tipos de detritos no centro, nas orlas e nas praias do Atalaia, Farol Velho, Maçarico e Corvina.
“Eu admiro, respeito e incentivo esse tipo de ação. Essa é uma coisa maravilhosa. Nós temos que preservar o nosso ambiente para desfrutar e deixar para as nossas futuras gerações, netos, bisnetos. Também devolver para a natureza a oportunidade de se manter viva”, disse a banhista Neuza Guedes, que acompanhou a ação de limpeza na Praia do Atalaia.
Em seu segundo ano participando da equipe de limpeza de Salinópolis, Elisangela Borges falou da satisfação em promover o bem estar dos frequentadores do município. “A limpeza das praias ajuda bastante, pois o lixo se acumula, são muitas garrafas quebradas, as pessoas passam e correm o perigo de se cortar. A gente entra para fazer a limpeza e deixar uma praia limpa, saudável, principalmente, para as crianças, que tomam banho, brincam na areia e não se furam”.
“É sempre importante o trato das vias públicas, da coleta de resíduos, da varrição e apresentação de uma cidade limpa. Salinas é um dos destinos mais procurados nesta época do ano e temos o intuito de garantir um veraneio seguro e divertido para os brincantes, além, claro, de deixar a cidade limpa para a população e visitantes. Nessa iniciativa do Governo do Estado, utilizamos a mão de obra local, do município, o que também gera emprego e renda”, pontou o titular da Seop, Ruy Cabral.